terça-feira, 6 de setembro de 2011

PRA ONDE FOI A HONESTIDADE ?

    Sinceramente é de estarrecer e arrepiar qualquer um , quando olhamos os casos escabrosos que aconteceram e continuam acontecendo neste país à fora, no que se relaciona a desenfreada corrupção, os crimes hediondos os estupros, enfim a banalização da violência.
 Em torno de 12 anos (1999-2010),tivemos praticamente um escândalo envolvendo o dinheiro público a cada 12 meses, senão vejamos:


 1992- O então candidato à Presidência, Collor de Melo, assessorado pelo seu tesoureiro de campanha, o empresário mais conhecido como PC Farias,foram denunciados por desvio de dinheiro público e arrecadação de propinas. Collor (acusado pelo próprio irmão, que morreu em seguida), mesmo ganhando as eleições sofreu "impeachment" e 8 anos sem poder candidatar-se.PC apareceu morto, até hoje, em circunstâncias desconhecidas.


 1993- Descobriu-se na Comissão de Orçamento do Congresso, uma mutreta onde parlamentares desviavam dinheiro público, através de emendas utilizando-se de "laranjas" e parentes.O deputado João Alves (já falecido) um dos principais mentores,ainda disse ironicamente, que aquela dinheirama toda, ele teria ganhado na loteria.


1999- Foram denunciados Paulo Maluf e Celso Pita (já falecido), por um esquema fraudulento na Prefeitura de São Paulo, que segundo consta, eles utilizavam Títulos Precatórios (verba para pagar dívidas judiciais) e os empregavam em obras super-faturadas.


2000- Sumiram cerca de 900 milhões do TRT- Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo,dinheiro que seria empregado na construção do edifício-sede da instituição. Foram acusados: o juiz Nicolau dos Santos e o empresário Luiz Estevão.


2001- Detectada uma fraude da ordem de alguns milhões na SUDAM-Superintência do Desenvolvimento da Amazônia,envolvendo funcionários,empresários e políticos. Principais acusados:o então superintendente Artur Tourinho, o político Jader Barbalho e alguns servidores.


2003- A Polícia Federal através de escutas telefônicas detectou sinais de extorsão que se relacionava à venda de sentenças judiciais, onde foram acusados: o juiz João Carlos da Rocha Matos e o ex-delegado da PF, Jorge Luiz Bezerra da Silva.


2005- Dinheiro surrupiado dos cofres públicos na Câmara Federal. Tratava-se de um pagamento mensal a parlamentares em favor de apoio ao governo.Descoberto por um próprio "mensalista" o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ),esta maracutaia que também envolvia o então homem-forte do PT, José Dirceu, além de alguns 
empresários. 


2006- Fora desmontada mais uma roubalheira do dinheiro do povo,um prejuízo de cerca de 100 milhõesd de reais, quando a
Polícia Federal desbaratou mais um esquema, onde a deputada Maria da Penha,foi acusada de favorecer licitações a empresários , na compra de ambulâncias para o Ministério da Saúde.


2007- Novamente a PF descobriu um favorecimento ilegal de licitação à Construtora Guatânamo relacionados com as obras do PAC.Entre servidores e políticos foram arrolados:Zuleido Vieira, proprietário da construtora, Silas Rondeau ex- ministro das Minas e Energia e o governador do Maranhão Jackson Lago, dentre outros.


2010- Foi denunciado por um assessor do governo do Distrito Federal, uma falcatrua em forma de propina, onde empresários,políticos e integrantes do governo,se apossaram de alguns milhões de reais.Foram acusados: José Roberto Arruda,Paulo Otávio e Durval Barbosa, todos ex-governadores do DF.
  Como se não bastassem outros escândalos repugnantes, em iguais proporções, em estados e municípios, salários exorbitantes pagos a determinadas classes que pouco produzem, as sonegações fiscais, bem como, o caso da Alepa no Pará e da CBF, no Rio de Janeiro.
  Obviamente que todas essas discrepâncias juntas, solapam a maior fatia do erário e vem a faltar para milhões de brasileiros.
   


    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário