segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

     Desde os tempos mais remotos o homem tinha a necessidade de  comunicar-se. Atribui-se como sendo um dos documentos mais antigos, um escrito de um chinês chamado Yu, que faz referência ao Monte Heng-Chan, grafado provavelmente em 2200 a.C.
     No Brasil apareciam os primeiros jornais no início do Século XIX e um dos mais antigos é "A Malagueta" (1821-1832), editado por Luiz Augusto May, no Rio de Janeiro, seguindo-se do "Heroicidade Brasileira",(1822) publicado por José da Silva Lisboa, Rio; "O Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernanbuco" em 1923, diretor Cipriano Barata,  até chegar-se a 1945, quando era editado o "Socialista da Província do Rio de Janeiro (Niterói), pós guerra, sob a direção de M.S.de S. Rego. 
     No Pará Felipe Patroni fundava "O Paraense" impresso  tipograficamente , considerado o pioneiro. Também os irmãos Vinagre, lideres do Movimento Cabano , publicavam "A Sabatina", dentre outros que gradativamente sucumbiram . Em seguida vieram : a "Província do Pará" (extinto), "O Liberal" hoje do Grupo ORM, o "Diário do Pará" da família Barbalho; a "Folha do Norte", "Vanguarda", "Flash", "O Imparcial" esses quatro útimos, desativados.
    Em Sta. Izabel segundo a História, circulou nos anos 30, o "Índio do Brasil" editado por uma entidade evangélica, que trabalhava na catequese dos silvícolas, seguiram-se o "Iracema", "O Pioneiro" , "O Guarani" estes dois últimos editados pelo saudoso professor Guilherme Mártires e ainda "O Faísca'  e o "Telescópio Estandantil", este elaborado por alunos do Colégio Antônio Lemos. Dos anos 90 em diante surgiram: "O Popular Regional" o "Jornal Izabelense" este sob a responsabilidade de Orlando Lino, a "Folha Izabelense" e o Regional (todos paralizados). Ultimamente temos o "O Impacto" que tem mantido suas edições mensais regularmente.
    Diz-se que o jornalismo medíocre ou "dirigido" informa por informar, já o autêntico, informa e forma opiniôes entre os cidadãos. A notícia bem elaborada, isto é, calcada na realidade dos fatos é, além de informativa presta uma grande colaboração à sociedade -porém pode tornar-se  deletérea (danosa) ou facciosa quando não se respalda na verdade, servindo apenas a interesses escusos,  podendo cair no lixo do descrédito. É justamente através de documentos escritos e publicados, que se resgatou boa parte da História da          Humanidade, ao longo de eras e eras. Levando-se em conta que a Bíblia Sagrada, fora o primeiro livro impresso, depois da invenção da tipografia, pelo alemão Johann  Gutemberg no século XV.
O Jornal Izabelense, editado entre 1999 e 2001
    Com o avanço tecnológico, a comunicação ganhava mais uma ferramenta possante e decisiva , a Internet, que possibilita a notícia chegar a qualquer parte do planeta em fração de segundos.
    Portanto, viva a modernidade! Viva os blogueiros inveterados por esse mundão à fora! Viva o Brasil!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário