domingo, 4 de setembro de 2011

NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA

Profª LUCIMAR  CORRÊA  MÁRTIRES


    Uma das pessaos que mais trabalhou pela Educação em nosso município, desde quando aqui chegou no início dos anos 50.
    Filha de Raimundo Pereira Corrêa e Bertina Azevedo Corrêa, depois de lecionar em Arariuna, voltou para Belém para ensinar no Grupo Escolar "Rui Barbosa" e daí era transferida  para trabalhar no então Grupo Escolar "Sílvio Nascimento", em nossa cidade, onde lecionou em várias séries, chegando inclusive ao cargo de diretora.
    Nos anos 60, fundava com muito esforço, juntamente com o seu esposo, o profº Guilherme Mártires, o Ginásio Pe. Marcos Schawalder para suprir a necessidade do jovem do sexo masculino, a continuar os estudos, tendo conseguido duas salas de aula do "Sílvio Nascimento" com o Secretário de Educação e Cultura estadual, à época, profº Moreira Junior. O sonho desta educadora era construir um prédio para abrigar o novo ginásio, tendo inclusive conseguido o projeto com um engenheiro seu parente, porém não teve o apoio necessário de um deputado da terra. Após muito trabalho conseguiu o apoio de empresários locais e adquiria o terreno e soerguia o modesto prédio onde funciona hoje a Escola "Antônio Lemos" na Av. Barão do Rio Branco.
    Ao longo de sua vida a profª Lucimar Mártires recebeu vários certificados e honrarias como : Curso de Treinamento de Diretores; Curso de Administração Escolar; Curso de Educação Moral e Cívica; participou do II Congresso Brasileiro de Educação Escolar; Curso de Administração por Objetivos; participação no CENAFOR/PDRH/CETEAM/SUDAM; certicado de participação do Poder Executivo;certificado do I Encontro de Diretores de Estabelecimento do Ensino Médio;Treinamento de Sensibilização; Seminário Sobre Planejamento de Recursos Humanos para a Educação de 2º Grau e Seminário de Avaliação Interna.
    Rcebeu também muitos louvores e codecorações como: Medalha de Prata por mais de 20 anos de bons serviços da causa pública e de Ouro, pelo mesmo motivo.
     Funções: secretária do Grupo Escolar "Sílvio Nascimento" e posteriormente diretora; Chefe Residente do Serviço de Ensino do Interior; Inspetora Seccional do Município de Sta. Izabel; Diretora da Divisão de Ensino Oficial; Chefe da Divisão de Ensino Primário e Diretora;Diretora do Departamento de Apoio Educacional e Desportivo.
     Títulos: Cidadã Honorária de Sta. Izabel do Pará; também da Casa da Amizade, dentre outros.
      Aqui portanto uma pequena biografia de uma das educadoras mais brilhantes de Sta. Izabel, uma verdadeira baluarte do ensino nesta terra  -a qual presto particularmente minha homenagem , por ter tido o privilégio de ser um de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário