quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOSSOS ÍDOLOS

  QUARENTINHA

     Seu verdadeiro nome era Waldir Cardoso Lebrêgo, filho do centro-avante do Paysandu , Luiz Gonzaga Lebrêgo, o velho Quarenta.
     Nascido em Belém do Pará, no dia 15 de setembro de 1933, tendo vários irmãos que também jogavam futebol.
    Quarentinha  apareceu em Sta. Izabel no início dos anos 50, quando vinha passar fins de semana num sítio do qual seu pai era responsável, na então Vila de Moêma e logo ingressou no time da localidade, que era formado basicamente pela família Leal. Quando não havia jogo ali, ele vinha para a nossa cidade e jogava no Izabelense, ao lado do Orivaldo, Ceará e de outros "cobras" da época. Ou então defendia o São Francisco, clube extinto do Alto do Bode (hoje a Av. José Malcher), que tinha um campinho em
frente ao Horto Florestal.
    Já com seus 17 anos, passou a juvenil do Papão e logo chegava a titular,em um ataque formado por: Meia Noite, Natividade, Ele e Cacetão.
Quarentinha no Botafogo, em 63
    Em 1953 era contratado pelo Vitória da Bahia, onde foi artilheiro e Campeão. Em seguida o Botafogo (RJ) comprou seu passe, onde foi campeão em várias temporadas e o maior goleador de todos os tempos, com 308 gols, tendo formado em linhas atacantes famosas com: Garrincha,Didi, Paulo Valentim, Ele e Zagalo . 
    Também disputou 17 jogos pela Seleção Brasileira e fez 17 gols. Em 58 após ser convocado para a Copa na Suécia, sofreu uma contusão nos meniscos, na fase de treinamentos  -que lhe tirou a possibilidade de ser Campeão do Mundo.
    Era temido pelos goleiros -inclusive o lendário Castilho, do Fluminense- pelo seu potente chute de pé esquerdo. Porém seus gols ele não os festejava e saia idiferentemente para o meio do campo. Por isso foi emprestado para o Bonsucesso (RJ) e mesmo assim, foi o vice-artilheiro do Cariocão na temporada.
    Já quase em fim de carreira e um desentendimento com um diretor botafoguense ,
foi liberado, indo para o América de Cali na Colômbia, onde também sagrou-se campeão e artilheiro, mas logo voltou ao Botafogo, fazendo seu último jogo contra o América carioca pelo Campeonato, onde o Fogão venceu por 1x0, com gol seu.
     No auge da carreira, Quarentinha ainda se comunicava com pessoas da família Leal (Milton), através de cartas. Fala-se sem real comprovação, que depois de parar com o futebol e ao pedir um emprego no clube em que foi o seu maior artilheiro,  ofereceram-lhe um lugar de porteiro. Porém o que é verídico, é que teve problemas com a polícia, acusado que foi de desvios, em uma empresa onde ainda batalhava pela vida, no Rio.
    Muito triste porém, para um dos maiores ídolos paraenses e artilheiro do futebol  brasileiro. 
    Quarentinha veio a falecer em 11 de fevereiro de 1996, aos 62 anos, de insuficiência cardíaca, no Rio de Janeiro.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário