sábado, 17 de setembro de 2011

NOSSA ORIGEM (XI)

 PRIMEIRA  LEGISLATURA

   Era instalada no dia 10 de fevereiro de 1936, a primeira Câmara Legislativa em nosso município. Iniciava em uma sala cedida pela Prefeitura, onde se fizeram presentes todos os vereadores eleitos no pleito de 30 de novembro de 1935. Após as cerimônias de praxe, assumia a presidência da Mesa o vereador Manoel Gomes Casanova Sobrinho, que em seguida declarava empossados os demais edis, sendo: Luiz Ferreira de França, Adalberto Galvão de Lima, Felipe Ferreira de Paula, Lino Ferreira Faro e Luiz Colombo Hanssler Delgado. No dia 15 de fevereiro, era empossado como o primeiro prefeito constitucional o cap. José Rodrigues de Paiva. 
    Em decorrência da mudança de regime, interrompia-se este período em 1937 e Sta. Izabel teve vários prefeitos nomeados.  -uma vez que o país era governado desde 1930 pelo lider revolucionário Getúlio Dorneles Vargas, que instituiu a República Nova, constituindo-se em uma época de muita efervecência na política nacional.
    Em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil pouco a pouco se normalizava politicamente e em 29 de outubro do mesmo ano, Vargas renunciava o que possibilitou uma nova Constituinte, quando foi eleito o gal. Eurico Gaspar Dutra, presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário