terça-feira, 27 de setembro de 2011

NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA

 PERGENTINO  MOURA

      Nasceu em nossa cidade em 2 de julho de 1907, filho de José Tavares de Moura e Raimunda Tavares de Moura, ambos retirantes cearenses. aqui chegados em 1900.
      O jovem Pergentino após concluir seu Curso Primário no tradicional Grupo Escolar "Sílvio Nascimento" ( onde encerrou os estudos por falta de oportunidade), sempre fora uma pessoa bastante interessada com as coisas de sua terra em todos os aspectos. Sendo apegado aos livros. também era um paciente observador, o que veio facilitar-lhe o caminho da literatura, quando teve vários artigos publicados na "Folha do Norte" e "A Província do Pará", ambos diários de nossa Capital (extintos), além da Revista Amazônia. Por volta dos anos 70, começou a pesquisar dados com o intuito de elaborar e publicar a "História de Sta. Izabel do Pará", o que não conseguiu concluir , por motivo de doença, ficando a cargo de seu amigo e parceiro na obra, Nestor Ferreira.
     Em nosso município, Pergentino iniciou como servidor municipal exercendo a função de Fiscal ,chegando a Fiscal Geral, na gestão do cap. Noé de Carvalho. Depois serviu ao Estado no cargo de Suplente de Pretor, em seguida transferiu-se para Belém  indo trabalhar nos Correios, exercendo a atividade de Chefe do Guichê Filatélico, onde se aposentou.
     Para a história do nosso município, Pergentino fora um dedicado pesquisador, cuja sua fonte principal, era a Biblioteca Pública de nossa Capital, tendo levado alguns  anos neste trabalho, onde mergulhou fundo com todo amor e zelo.
      No dia 2 de fevereiro de 1977, Pergentino deixava a vida terrena, sendo sepultado em Sta. Izabel, na àrea reservada ao Clube Dramático Recreativo e Beneficente Thalia, no Cemitério N.S. das Dores, quando aquela sociedade prestou uma significativa homenagem ao seu grande benemérito, bem como, a Câmara Municipal que lhe conferiu o título de "Historiador do Município". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário