quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOSSOS ÍDOLOS

       Para  os   íntimos  Haroldão, por  seus mais de 1,80m  de    altura , porém seu 
verdadeiro nome é Haroldo de Souza Leal, filho de um velho jogador do Moema E.C., Odilon (Odi) Leal e dona Cecília Leal. Ele nasceu em Belém do Pará em 25 de setembro de 1962, no bairro do Guamá e iniciou seus primeiros contatos com a bola em um clube do bairro chamado Náutico. Depois ingressava nas divisões de base do Clube do Remo, onde porteriormente tornou-se profissional, como zagueiro-central. Em seguida recebeu uma proposta do Ferroviário-CE, onde atuou por algumas temporadas.Também teve uma rápida passagem pelo futebol interiorano do Maranhão, até se transferir para o A.C. Izabelense, onde estreiou substituindo o vigoroso zagueiro Marquinhos.
     Para Haroldão, o que mais lhe marcou na carreira foi uma partida em que o Leão de Antônio Baena venceu ao Paysandu pela goleada de 5x2. Outro fato interessante foi quando sagrou-se campeão pelo Izabelense, em um torneio denominado "Hélio Gueiros", competição realizada entre os clubes menores e o Frangão abateu o Pinheirense na Vila de Icoaraci.
     Apesar de ter vestido várias camisas, ele elege o Izabelense como um dos melhores clubes pelos quais atuou e mesmo sendo defensor, marcou vários gols, principalmente em cabeçadas nos escanteios. Afirma que a melhor lembrança em relação a sua época de futebolista, foram as inúmeras amizades que granjeou, acrescentando: "Foi um esporte que só me deu alegria!" Haroldão apesar de sua postura pacata ele lembra de uma vez em que foi expulso jogando pelo Izabelense contra o Remo. "O juiz resolveu "ajudar" o clube da Capital em pleno Baenão, validando um gol irregular e eu perdi a cabeça e o agredi. Também foram expulsos mais três do nosso time naquele dia!" -conclui.
     Quanto ao futebol izabelense ele diz que falta interesse dos empresários, quando elogia o trabalho de Antônio Simão, sendo um dos melhores diretores com quem trabalhou. Entre os inúmeros colegas com quem atuou ele destaca o Gilson Abelha como sendo o mais habilidoso; Aleixo, bastante técnico; Carlão um dos melhores companheiros de zaga; Aderson (falecido) grande cobrador de faltas e o Wilsinho, bom atacante e muito disciplinado. Com sua larga experiência, ele diz que o futebol de hoje se caracteriza pela chamada "pegada" e a velocidade, que exige do atleta muito preparo físico.
No Izabense em 87. Vemos em pé: Ailton,Dudé,Haroldão,Nan e Careca. Agachados: Zezinho, Nega Velha, Fon, Gilson Abelha, Aleixo e Antônio.
     Puxando pela memória ele nos deu a formação de um time do qual participou, sendo um dos melhores do Izabelense: Careca; Dudé, Carlão, Ele e Fon; Ailton,Nan e Gilson Abelha; Aleixo,Almir e Joari. Ele ainda vai de vez em quando aos estádios e disse que seus clubes preferidos  são: o Izabelense, o Paysandu e o São Paulo-SP. Também por fruto de vários anos nas quatro linhas, ele dá um conselho aos jovens que pretendem abraçar a carreira: "Devem trabalhar bastante com toda  dedicação, têm que ser humildes principalmente!" . 
      Haroldão parou de jogar futebol em 1994, quando contava 32 anos de idade, e não disfarça a saudade quando fala principalmente  de sua estada no Ceará, jogando pelo Ferroviário e do Izabelense, onde encerrou a carreira profissional. 
    Ele hoje ainda recorda seus tempos em um campinho da Bacabeira em Benevides, onde ainda reside com seus familiares.
     Aí portanto caros amigos desportistas, um pequeno perfil de um dos mais atuantes zagueiros do futebol izabelense, que além de ter brilhado em outras terras, tornou-se um dos nossos inesquecíveis ídolos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário