terça-feira, 23 de julho de 2013

FOTOMEMÓRIA

A primeira estação ferroviária

     A foto acima é da primeira estação ferroviária em nossa cidade, que ficava bem frente aonde é hoje o Supermercado Imperial. Tratava-se de prédio construído no século XIX, com belas linhas arquitetônicas, amplo espaço interno e uma varanda coberta com telhas (importadas) de vidro ao seu redor. Fora desativada em função do espaço do terreno não permitir um desvio para os trens, quando construiu-se o outro prédio (em frente à Assembleia de Deus),cuja área satisfazia tal manobra.

    Quando conhecemos essa primitiva estação (por volta dos anos 50), já apresentava visíveis sinais de deteorização, onde as ditas telhas de vidro encontravam-se quase todas quebradas, calçadas com rachaduras, limo nas paredes, portas e janelas apodrecidas e o seu interior com bastante lixo, dado o descaso e a falta de visão de várias administraçõesO referido prédio poderia ser aproveitado para um museu, uma biblioteca ou outro órgão municipal. Porém apenas servia para abrigo de animais, ou ainda para alguma família sem-teto, que por aqui chegava. Já nos anos 60 era demolida totalmente, com intuito de alargar a Av. da Constituição,hoje a Antônio Lemos

     Para completar a tristeza de muitos, a Estrada de Ferro de Bragança era extinta em dezembro de 1964 pelo governo militar. Hoje se pensa em uma nova ferrovia que ligue o Pará ao Maranhão e daí, com todo o Brasil, -sendo um projeto do ex-deputado federal Gerson Peres, que infelizmente ainda é um sonho.

Um comentário:

  1. Muitos dos erros cometidos no passado em nosso município,claro que só serviram de um empuxo em sentido contrário, concorrendo naturalmente para o retardamento do nosso progresso.

    ResponderExcluir