A foto acima é da primeira estação ferroviária em nossa cidade, que ficava bem frente aonde é hoje o Supermercado Imperial. Tratava-se de prédio construído no século XIX, com belas linhas arquitetônicas, amplo espaço interno e uma varanda coberta com telhas (importadas) de vidro ao seu redor. Fora desativada em função do espaço do terreno não permitir um desvio para os trens, quando construiu-se o outro prédio (em frente à Assembleia de Deus),cuja área satisfazia tal manobra.
Quandoconhecemos essa primitiva estação (por volta dos anos 50), já apresentava visíveis sinais de deteorização, onde as ditas telhas de vidro encontravam-se quase todas quebradas, calçadas com rachaduras, limo nas paredes, portas e janelas apodrecidas e o seu interior com bastante lixo, dado o descasoe a falta de visão de várias administrações. O referido prédio poderia ser aproveitado para um museu, uma biblioteca ou outro órgão municipal. Porém apenas servia para abrigo de animais, ou ainda para alguma família sem-teto, que por aqui chegava. Já nos anos 60 era demolida totalmente, com intuito de alargara Av. da Constituição,hoje a Antônio Lemos.
Para completar a tristeza de muitos, a Estrada de Ferro de Bragança era extinta em dezembro de 1964 pelo governo militar. Hoje se pensa em uma nova ferrovia que ligue o Pará ao Maranhão e daí, com todo o Brasil, -sendo um projeto do ex-deputado federal Gerson Peres, que infelizmente ainda é um sonho.
Muitos dos erros cometidos no passado em nosso município,claro que só serviram de um empuxo em sentido contrário, concorrendo naturalmente para o retardamento do nosso progresso.
Muitos dos erros cometidos no passado em nosso município,claro que só serviram de um empuxo em sentido contrário, concorrendo naturalmente para o retardamento do nosso progresso.
ResponderExcluir