quinta-feira, 18 de julho de 2013

FOTOMEMÓRIA

  


      A foto acima, acreditem, tem 55 anos. Fora feita no dia 29 de junho de 1958, quando o Brasil sagrou-se pela primeira vez Campeão Mundial de Futebol, torneio realizado na Suécia e este estádio e o da cidade de Rasunda. O momento é a Volta Olímpica, onde se vê bem à frente Nilton Santos,Joel (de paletó),Garrincha,Zagalo e o grande goleiro Gilmar, carregando a bandeira sueca, em reconhecimento a gentil acolhida à nossa delegação. Naquele instante,  toda a Nação Brasileira era tomada pela emoção, num grito que ficara preso na garganta 8 anos atrás, quando perdemos a Copa em pleno Maracanã. 
   Em 58, a final fora contra os donos da casa e o nosso Selecionado após levar um susto do primeiro gol tomado logo no início da partida, reagiu e venceu pelo escore de 5x2. Marcaram:Vavá 2,Pelé2 e Zagalo. O time brasileiro formou com: Gilmar,Djalma Santos,Beline, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi;Garrincha,Vavá, Pelé e Zagalo.Tendo como técnico o gordo Vicente Feola.
    O detalhe é que ainda não havia televisão no Brasil e aqui em SIP, nós apenas ouvíamos pelas ondas dos pouquíssimos rádios existentes. O prefeito Francisco Camisinha (que fora mais tarde meu padrasto), mandava funcionar a usina de eletricidade por volta das 13h até ao final dos jogos de nossa Seleção. A pequena cidade de Sta. Izabel à época, também festejou com muitos fogos e nas ruas era tudo alegria.
   É portanto um registro, para guardarmos para sempre.Confesso emocionar-me todas as vezes que revejo esta ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário