terça-feira, 16 de julho de 2013

FESTA CATÓLICA-2013 CHEGA AO FINAL

A Igreja Matriz


        Tendo seu início no domingo (7),a festa maior dos izabelenses, encerrava-se ante-ontem (14), onde toda a comunidade católica homenageou a sua padroeira Rainha Sta.Izabel. 
    A transladação que realizou-se na noite de sábado, com a berlinda sendo levada para o secular Colégio Antonio Lemos,como os outros anos.
    O Círio no dia seguinte, demonstrou a imensurável fé que o nosso povo devota à sua Rainha Santa. Por volta das 8h30, iniciava-se o cortejo, onde milhares de fiéis acompanhavam a trajetória, pelas ruas e avenidas, num percurso de aproximadamente 1,5 km, onde notava-se um misto de penitência,fé e gratidão, por graças alcançadas. 
   A berlinda ricamente ornamentada era alvo de muitos aplausos por onde passava.Várias autoridades se fizeram presentes,sendo também destaque, uma bela jovem que representava a imagem da Santa,o carro dos "anjinhos", da mesma forma, dava um colorido maior à procissão,bem como o trio elétrico que executava os hinos sacros, motivando o povo a entoá-los de forma emocional.Além dos peregrinos,muitos cavaleiros em belos animais, grande número de carros de passeio e motocicletas, completavam aquele inigualável espetáculo de fé do nosso povo.
    Por volta das 11h30 o préstito religioso chegava à praça da Matriz e em seguida a Imagem da Santa era levada ao seu altar, entre vivas,pétalas de rosas, papel picado e muitos fogos.Em seguida realizava-se a tradicional missa,seguindo-se as novenas,terços e visitação à Santa Imagem, pela parte noturna.
    O arrial, como parte profana dos festejos teve as 7 noitadas seguintes, um movimento intenso, onde os brinquedos eletrônicos,as iguarias, os jogos de sorte, convidavam os presentes a usufruí-los.
    No domingo (14), encerrava-se mais um Círio, onde toda a comunidade católica izabelense vivenciou, enquanto a alegria de caminhar junto a sua Padroeira, a fé nela depositada, a esperança no amanhã, a emoção e o sacrifício na romaria, configura-se em algo expontâneo, algo divino. Isto é, não têm descrição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário