quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UMA DESEJÁVEL E NECESSÁRIA COALIZÃO


      Para falar a verdade, achamos que agora, passada a azáfama das eleições, que até mesmo os que se dizem "apolíticos", já perderam alguns segundos, para pensar como se comportarão os dois Poderes neste início de ano. Acredita-se portanto que pelo lado do Executivo a preocupação é pelo menos alinhavar a composição da equipe de governo, para daí verificar as ações e metas mais prioritárias. Também deve existir uma atenção especial em cooptar o maior número de edis, além dos que acompanharam a chapa de Gilberto e Cadinho. Trata-se de uma questão delicada e que requer bastante habilidade política, para ter uma base numericamente superior  no plenário -o que favoreceu muito ao atual gestor, pois não teve este tipo de problema, se não sai "coroado", também não fora importunado.
      A bem da verdade, Gilberto encontrará uma situação pelo menos digerível em termos de finanças públicas e talvez algum passivo, porém isto é o mínimo que uma gestão pode dignar-se a deixar ao seu sucessor, muito embora se saiba que ainda vai herdar um Produto Interno Bruto muito aquém das necessides do município, aí o nó górdio.
      Do outro lado da fronteira, um Legislativo agora com 13 membros, dos quais seis já estiveram à frente daquela Casa, podem muito bem passar experiência e até segurança aos novatos. Porém todos já devem ter consciência de suas atribuições, bem como linhas mestras de atuação, quer em seus redutos ou de um modo geral para o município. Lembrar que às suas mãos estão disponíveis poderes que vão desde a fiscalização dos atos da administração, elaborar de leis como também, a possibilidade através de: requerimentos, proposições, projetos de lei, ajudar no desenvolvimento municipal. 
      A desejável consonância entre esses dois poderes, faz-se extremamente necessária, para um município como o nosso, que ainda hoje sofre as consequências de políticas nocivas, desagregadoras e retrocessivas, que apenas nos legaram um trágico saldo do descompasso e do subdesenvolvimento. Urge portanto principalmente dos mais novos homens públicos, utilizarem-se de suas capacidades, no sentido único de ajudar a reconstruir cada vez mais esta terra, apagando de vez o período negro que já deve fazer parte do passado. 
      Nunca é demais lembrar que, o povo escolheu a todos, dando-lhes seu voto de confiança e espera naturalmente a retribuição, isto é: um município crescente, promissor onde as oportunidades floresçam para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário