segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NOSSOS ÍDOLOS

Jau (em pé) e Orlando: craques dos anos 50/60



       Raimundo Cosme da Silva, assim foi registrado, um dos maiores "center-half" (para os novos, o cabeça de área), do nosso futebol, nos anos 50-60, porém nas rodas esportivas, era o popular Jau.
       Antes de aqui chegar, Jau residiu em nossa Capital, mais precisamente no bairro da Marambaia, onde atuou pelo São Joaquim Esporte Clube, que aliás disputava a Segunda Divisão do Campeonato Paraense. Justamente quando servia a uma unidade militar ainda em Belém, ele sofrera um acidente ao cair de um bonde em movimento, quando teve que amputar boa parte do membro superior esquerdo -aficionado pelo futebol, nem isso lhe tirou a vontade de praticá-lo.
       Ao chegar em Sta. Izabel, após realizar alguns treinos no Vermelhão da Estrada e com a saída do saudoso Pedro Tarzan, ocupou a posição, em um time respeitado, formado por: Quirica, Orlando e Curica; Major, Jau e Milton; Bira,Ceará,Orivaldo, Walter e Zico.
       Possuidor de uma altura privilegiada para atuar na defesa, cerca de 1,80m, e dotado de uma incrível resistência física, ele se manteve em atividade até próximo dos 40 anos de idade, quando ainda corria os 90 minutos tranquilamente. Seu forte era nas bolas altas, quando costumeiramente as cortava aliviando o perigo em sua área e às vezes, saia com ela dominada, entregando ao companheiro. Sem dúvidas, a partida que mais lhe marcou, foi em um jogo treino contra Seleção de Castanhal (que se preparava para o Intermunicipal de 63). Diante do forte adversário, os companheiros mais novos, apresentavam-se apreensivos. Porém Jau, experiente e brincalhão, logo sentenciou: "Nós vamos ganhar de goleada e eu vou sentar na bola em pleno jogo". Não deu outra: -estávamos vencendo por 3x0 a Seleção da casa e o Velho Guerreiro ironicamente, sentou na bola no meio do campo, para a decepção dos castanhalenses, que contavam em golear nossa equipe -o jogo encerrou em 3x1 e um "show de bola"(como se dizia na época), proporcionado pelos atletas izabelenses. Nesta partida, o Izabelense alinhou com: Joãozinho.Vicente, Jurandir,Jau e Chico; Osvaldino e Neves: Orlandino. Zé Maria, Lola e Alderico.
       Jau, por ter parado antes da criação da Liga Atlética Izabelense (LAI )em 64, não participou dos Campeonatos Intermunicipais ´- mas possuia qualidades inegáveis para tal.
       Encontramo o nosso entrevistado, em sua residência na rua Cap. Noé de Carvalho, no bairro do Juazeiro, em uma bela manhã do mês de outubro, de 1998, onde nos atendeu com satisfação - quando já tínhamos previamente combinado , para a edição no jornal, O Popular de nossa terra.
       Aproveitamos para prestar-lhe esta singela homenagem póstuma, em nome de todos aqueles que tiveram o privilégio de atuar com esse grande atleta do nosso futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário