quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

II COPA DO MUNDO - 1934



       Realizada na Itália e pela primeira vez, houve eliminatória. Dos 34 países inscritos, apenas 16 se classificaram, sendo: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Egito, Espanha,Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Romênia, Suécia, Suiça e Tchecoslováquia.     O Uruguai em protesto, não participou face os europeus não terem comparecido à Copa anterior (1930), levada a efeito em seu território, da qual foi o campeão.
    Este evento teve também conotação política, visto que, Benito Mussolini, ditador italiano, aproveitou para propagar o sistema fascista em seu pais.
    O Brasil foi representado por uma seleção de cariocas, em função de um desentendimento da então CBD (hoje a CBF), com a Liga de São Paulo. Nosso selecionado foi eliminado logo nas Oitavas de Final, pela Espanha ao ser derrotado por 3 a 1, tendo em vista o sistema mata-mata adotado. Pelo Brasil alinharam: Pedrosa:Sílvio Hoffman e Luiz Luz; Tinoco,Martim Silveira e Canale; Luiz Oliveira, Valdemar de Brito, Armandinho, Leônidas da Silva (autor do gol brasileiro), e Patesko.
     A Campeã foi a Itália, vencendo a Tchecoslováquia por 2a1, diante de um grande público, em Roma, no dia 10 de Junho.
   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário