terça-feira, 17 de janeiro de 2012

III COPA DO MUNDO -1938 FRANÇA

       Leônidas da Silva
     A Copa do Mundo de 1938 , foi iniciada às vésperas da Segunda Guerra Mundial, sendo mantida na Europa, pelo presidente da FIFA Jules Rimet, em virtude do grande sucesso da Copa anterior ( na Itália), apesar do protesto da Argentina que não participou. Dos 36 países inscritos para as eliminatórias, apenas 14 se credenciaram, sendo: Alemanha, Áustria, Bélgica,Brasil, Cuba,França, Holanda, Hungria, Índias Orientais, Polônia, Romênia, Suécia, Suiça e Tchecoslováquia.
   Nos 18 jogos  foram marcados 84 gols, sendo artilheiro o jogador brasileiro Leônidas da Silva, que marcou 8 vezes. Era chamado também de "Diamante Negro" e foi o inventor da "Jogada de Bicicleta", com a qual marcou inúmeros gols em sua brilhante carreira.
     O Brasil estreou no dia 5 de junho, contra a Polônia e venceu já na prorrogação por 6x5, marcando: Leônidas 3, Patesko 2 e Romeu.
     Nossa Seleção ainda chegou às Semi-Finais, porém foi eliminada pela Itália por 2x1 e nessa partida o Brasil atuou com: Batatais; Domingos da Guia e Machado; Zezé Procópio, Adãozinho e Afonsinho; Roberto, Romeu, Leônidas da Silva,Perácio e Patesko. 
     Na Final a Itália venceu a Hungria por 4x2 , tornado-se Bi-campeã.
     A Seleção Brasileira ficou em 3º Lugar, ao vencer a Suécia por 4x2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário