sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROFISSÃO: POLÍTICO


      Ocupar um cargo de mandatário mór, fascina e é o sonho de muita gente. O cidadão de repente, passa de um simples mortal ao foco das atenções no meio que o cerca . 
     Em muitos casos, ele é atraído também, pela alta remuneração que gozam os políticos na atualidade e pouco lhe importa se reúne condições ou não, para tamanha responsabilidade. 
      Mesmo sabendo que sua atuação no cargo que ocupará não depende somente dele, a vontade (e às vezes a necessidade), falam mais alto.
      Em todos esses anos que se passaram em nosso ainda pequeno município, podemos destacar dois, ou no máximo três, cidadãos que realmente podem merecer o título de POLÍTICO. Onde suas indiscutíveis capacidades, quer em gerenciar a coisa pública, honestidade e lutar denodadamente pelo município em qualquer instância, tornaram-se irreprimíveis  -foram portanto, os que conseguiram tirar este município do fundo do poço que se encontrava desde os anos 50.
     Voltando aos atuais homens públicos, o que infelizmente se vê, são aqueles que por variados motivos, conseguiram se encastelar no Poder e naturalmente em sua maioria,  conseguem navegar com certa "segurança" tanto nas "tormentas" como nas "calmarias"  e no frigir dos ovos, tentam passar ao povo que "não foi possível fazer melhor". Com esse surrado discurso e com seu "curralzinho" eleitoral,  passam-se os anos e eles parecendo mais "importantes" ainda, (com  quatro , cinco "gloriosos" mandatos), conseguem levar a coisa no "vai da valsa".
     Quanto aos que aspiram uma "subida" na vida pública, uma grande maioria esbarra na falta de condições finaceiras, ao menos que seu bairro, sua comunidade ou algum capitalsta banquem sua eleição, fora disso torna-se impossível.
      Sabemos porém, que possuimos muita gente com um currículo invejável para galgar cargos tão relevantes em nossa comuna e não são sondados e nem ungidos pelos partidos, que geralmente apresentam-se quase que herméticos e quem quiser que vá lá "implorar" ou até se "humilhar",  como vemos acontecer com alguns cidadãos.
     O resultado dessa insistente "hegemonia" "que é salutar para alguns) mas extremamente prejudicial a esta terra, aí está: permanecemos como um dos municípios que menos cresce nesta RMB, fruto em grande parte, desse insóilito e hegemônico "profissionalismo político".

Nenhum comentário:

Postar um comentário