sexta-feira, 1 de junho de 2012

NOSSOS ÍDOLOS

NAN aos 58 anos,funcionário de uma farmácia no Centro


No Izabelense em 87, o quarto (em pé), da esquerda para a direita
         


       Se acaso perguntarem quem foi ou quem é João Alves da Silva em nossa cidade, provavelmente alguns terão dificuldades em responder, porém se indagarem pelo Nan ex-apoiador do A.C. Izabelense nos anos 80, a resposta é afirmativa.
      Embora tenha nascido em Belém, no dia 5 de dezembro de 1953, sendo filho do casal Raimundo Alves da Silva e Joana Eleutério da Silva, a (dona Janoca). Nan é casado com a Sra. Maria da Conceição das Chagas, com quem teve três herdeiros, que ainda chegaram a praticar  futebol.
      Com 1,78 m de altura, nosso entrevistado disse que começou a jogar futebol em 1973, aos 20 anos de idade no Vermelhão da Estrada, também serviu à Seleção Municipal de Sta. Izabel e a de Vigia, em seguida atuou no Castanhal E.C. da vizinha cidade.
      Os que viram atuar este excelente meio-campista, devem ter notado que aparentemente era lento, porém possuidor de um toque preciso e refinado, bem como uma extrema visão de jogo, somado a precisão na área, em cobranças de faltas e penalidades máximas. Durante sua longa carreira, conquistou alguns títulos como: Intermunicipal de 79; vários campeonatos locais na 1ª Divisão; Campeão Master e Supermaster Paraense;bem como , comquistou torneios importantes. Porém relembra com tristeza, um campeonato perdido para o Paysandu em 81, quando o Izabelense tinha tudo para chegar ao cetro máximo e o time foi garfado visivelmente, por um juiz venal. 
      Em sua opinião, o jogador Dadinho (que atuou nos dois grandes da Capital) , era o mais difícil de ser marcado e acrescenta que a Tuna Luso foi um dos times mais fortes de enfrentar, principalmente no Sousa e mesmo como apoiador marcou inúmeros gols em sua carreira, e também lembra uma vitória muito suada,  contra a própria Cruz de Malta , por 1 x 0, pelo Certame Pearaense. Ele cita o ex-armador Dejalma (seu companheiro de ala), como um dos melhores na época e o treinador Eurico Hungria (já falecido), como um dos bons com quem trabalhou. Quanto ao que falta ao futebol de nossa terra na atualidade, ele definiu com a seguinte frase: " Força de vontade, patrocínio e estrutura adequada." E quanto ao futebol praticado hoje ele disse : " É mais moderno , porém mais fácil." Citou Edilson Abreu como o melhor entre os dirigentes com conviveu. Confessou ser torcedor do A.C. Izabelense (desde criancinha), em Belém é simpatizante da Tuna Luso, Flamengo no Rio e Corinthians em São Paulo. Quando solicitamos para que ele fizesse uma seleção de craques da sua época, assim delineou: Curió; Paulinho,Lucivaldo, Val e Carlinhos;Edmar,Dejalma e Ele (próprio); Santos , Puruca e Paulo Tapioca.
    Hoje próximo de completar 59 anos, diz que ainda não se afastou das quatro linhas, pois além de ter dirigido a Seleção Izabelense em 98, ainda joga suas peladas com os amigos de vez em quando. 
    Acrescentou que tem muitas saudades de sua fase futebolística porque : " Tive muitas alegrias e conquistei muitas amizades." Quando instado sobre se já  pendurou a "chanca", ele foi enfático: "Ainda não pendurei !"
     Como vimos, Nan é mais um ídolo que merece ser reverenciado, naturalmente pelo futebol que praticou em defesa das cores do município e em particular, no glorioso A.C.Izabelnse. 
     É portanto, um dos que merecem, ser considerados como mais um componente da vasta Galeria dos Grandes Atletas de noss terra.
     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário