sábado, 4 de fevereiro de 2012

PREFEITO "EFICIENTÍSSIMO"

      Meu velho e saudoso sogro, Nestor Ferreira, costumava contar uma história (não sei se estória) deveras hilária e interessante.  
  Consta que, por volta de 1950, quando o general Barata era interventor do Estado e em  um município bem próximo de Sta. Izabel, fora eleito para prefeitura, um cidadão oriundo da zona rural. Bastante humilde e de pouca leitura (como se dizia na época), o gestor ia levando o barco à sua simples maneira de ver as coisas, sem ter condições de nada realizar. Lá pelo meio de seu mandato, recebeu um comunicado de que o interventor estadual, o Barata, iria visitar o município com sua comitiva, como sempre fazia nas vezes que foi governo. O cidadão prefeito, não tinha a menor ideia de quem era ou como era o general Barata. Para os mais moços, Barata era um homem de uns 1,60 m de altura, gordinho, de cor branca, cabelos prateados pelo tempo, e gostava de trajar terno e sapatos brancos. Um cidadão que popularizou-se por sempre defender os mais humildes -porém de um temperamento forte quando necessário e gostava dos prefeitos batalhadores e eficientes. O citado gestor, após informações,  conseguidas com assessores e aliados, achou que já bolara a solução, para receber o general. 
  Chegado o dia D, todos os servidores e o povo já a postos na pequena praça do Palácio Municipal, com banda de música e tudo o mais. Porém com os minutos se esgotando, era grande a preocupação com a não presença do gestor do município.  A suadeira aumentou, quando as cirenes dos motociclistas (batedores) já se ouvia nitidamente. Em 3 minutos os guardas-motorizados adentravam a praça e a banda a tocar, os fogos estourando no ar e logo se vê a figura do ilustre interventor acenando para o povo e rumando para porta de entrada da prefeitura. Cumprimentou a todos os que faziam frente e notava seus semblantes preocupados. Parou e logo perguntou em voz alta: -Quem é o prefeito? Sem resposta, já franziu a testa e gritou: Cadê o prefeito??? Nisso se antecipa o vice e tenta explicar que o dito cujo estava em missão de trabalho. Barata cada vez mais irritado disse: -Leve-me até ele agora !  Há duas quadras do Palácio, lá estava um homem com vestes de zelador de rua , chapéu de palha e botas "sete légas", dentro de um lamaçal todo sujo e suado a roçar com uma foice. Barata não acreditando disparou: -Eu quero falar com o prefeito da cidade!!! -Pronto seu general-interventor sou eu! O velho general deu dois passos à frente e esbravejou: -O senhor tem 5 minutos para estar no seu lugar de prefeito, seu gabinete e vestido tal um prefeito, do contrário vou cassá-lo!
  Dizem as línguas ferinas, que nunca viram um campones  transformar-se prefeito em tão poucos minutos, salvando-se assim, da caneta sinistra do velho Barata  -que nem queria saber, se ele estava tentando mostrar serviço. 
    De lá para cá, ninguém no municípo ousou bater esse recorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário