sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

IV COPA DO MUNDO -1950

Em pé,Danilo e Juvenal; agachados:Zizinho,Ademir e Jair
 Durante os anos 40 não houve disputa da Copa do Mundo de Futebol, em virtude da eclusão da II Guerra. A quarta edição desse torneio, somente veio acontecer em 1950, tendo como sede o Brasil, iniciando-se em 24 de junho e terminando em 16 de julho. 
        Participaram 16 seleções, sendo: Bolivia, Brasil,Chile,Escócia,Espanha,Estados Unidos, Índia,Inglaterra,Itália,Iugoslávia, México, Paraguai, Suécia, Suiça e Turquia e Uruguai.
        Registrou-se três grandes goleadas: Uruguai 8x0 Bolívia; Brasil 7x1 Suiça e Brasil 6x1 Espanha.O artilheiro da competição foi o brasieliro Ademir de Menezes, com 9 gols.
        As Quartas de Final apontava o Brasil (como favorito ao título),completava-se com a Suécia, a Espanha e o Uruguai,
        Na final o nosso Selecionado fora surpreendido pelos uruguaios, perdendo por 2x1, para a tristeza de quase 200 mil torcedores no Estádio do Maracanã, que fora construído especificamente para ser palco da final desta Copa.
         A vitória nacional era dada como certa pelos resultados obtidos e por jogar em casa, sob o calor da torcida e também por ter uma excelente equipe à base do Vasco da Gama, um time fortíssima aquela época. O Brasil que ainda por cima jogava pelo empate e fez 1x0 através do ponteiro Friaça. Porém na fase final, a Seleção Celeste, comandada pelo seu grande capitão, Obdúlio Varela agigantou-se e virou o jogo para 2x1 conquistando o título de forma inacreditável, para todos os brasileiros.
       O Brasil formou nessa final com: Barbosa (Vasco), Augusto (Vasco) e Juvenal (Fluminense); Bauer (Vasco), Danilo (Vasco) e Bigode (Fluminense); Friaça (Vasco), Zizinho (Bangu),Ademir Menezes(Vasco), Jair Rosa Pinto(Vasco) e Chico (Vasco).
       Este revés brasileiro ficou conhecido como "Maracanaço" , quando as Escolas de Samba carioca já tinham preparado até o carnaval da vitória e tudo rolou por águas abaixo.
       Barbosa (goleiro) um dos acusados pela derrota juntamente com o médio Bigode, certa vez falou a uma revista esportiva: " A pena de morte no Brasil é de 30 anos, a minha já dura 40 !" -ele faleceu em 31/03/2000, aos 79 anos em Praia Grande, SP, sem dúvidas ainda bastante magoado.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário