segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MOTO-TÁXI : RISCO E NECESSIDADE ?

                                                                      
      É deveras impressionante o crescimento vertiginoso de moto-táxis no município, nestes últimos dez anos. Fazendo-se uma estimativa é possível que tenhamos mais de 100 pessoas trabalhando nessa profissão. 
    Na realidade em todo o Brasil este serviço parece que chegou para ficar, sendo um transporte rápido, fácil de estacionar e locomove-se no intenso trânsito. Em contraposição oferece perigo por seu pequeno porte, inconveniência nos aguaceiros e pouco conforto ao usuário.
     Confesso não ter informações de quando aqui foi introduzido esta modalidade de condução, talvez dos anos 90 para cá, porém temos certeza de que sua expansão é  crescente a cada mês.
     Quando contávamos com o canal do SBT no município, assistimos um cidadão que ao que parecia, era presidente de uma associação da categoria e que vinha lutando pela legalização e normalização do serviço em nosso meio - principalmente por ter ocorrido naquela oportunidade, um assalto , perpetrado por bandidos travestidos de moto-taxistas. 
    É sabido porém, que todo tipo de concessão de transporte, tem a regularização e controle do Poder Público, que dita inclusive suas normas.
    Já foram vistos em nossa praça, alguns profissionais desse ramo, bem uniformizados, com capacete de segurança e boa aparência -o que infelizmente não acontece com a maioria, pois contribuiria e muito, para a valorização do serviço. Por exemplo em Castanhal, é obrigatório o uso desse protetor de cabeça, para o condutor e o passageiro.
     Uma vez bem organizada essa atividade, torna-se um serviço mais preferido e que só traz vantagens a tantos cidadãos, que dele tiram o sustento para suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário