domingo, 26 de fevereiro de 2012

MERCADÃO: REFORMA MAIS ABRANGENTE

O antigo ...
e o atual Mercado, com ridículo aspecto










      O nosso antigo Mercadão construído em 1911, quando Sta. Izabel ainda era vila , 55 anos depois, exigia uma grande reforma. 
    Tratava-se de um prédio localizado onde é hoje a Praça da Bandeira, medindo cerca de 40x 80m, com pé direito entre 7 a 8 m, paredes com estrutura de madeira (tabique) cuja planta abrigava em cada canto, 1 compartimento com 2 boxs de  15x 10 m aproximadamente. No seu interior funcionavam: ao centro a grande feira livre, além de açougues,mercearias,lojas e bares , em suma era um grande e majestoso galpáo, com saídas frontais,aos fundos e laterais. Já pelos anos 50, boa parte interna fora ocupada por cubículos de madeira, onde se instalaram pequenos comércios de gêneros alimentícios, fruteiras, venda de comida, lanchonete etc.
     Por volta de 1965, o prédio já apresentava sinais de deterioração em virtude do tempo e por nunca ter passado por um reparo geral.Suas paredes apresentavam rachaduras,piso interno e externo quebrados, falta de pintura e o mais preocupante, suas imensas tesouras apresentavam acentuado arqueamento, (em função da cobertura em telhas  do tipo Francesas) -quando foram paliativamente escoradas, por algumas vezes.
     Em 1967 assumia a Prefeitura o cidadão Nestor Ferreira, que ciente do problema, procurou o governo do Estado,porém sem êxito.Então resolveu solicitar a uma empresa do ramo, um anteprojeto, o que também não se encaixava com os parcos recursos públicos à época. Em virtude de já existir o atual prédio bem em frente, que pertencia a firma Sobral & Irmãos e estando desocupado, este gestor resolveu comprá-lo. Fato que na época alguns opositores na Câmara, exigiram rigorosa perícia. O prefeito inclusive tinha ciência de que teria que realizar adaptações e que a utilidade do mesmo, seria por cerca de aproximadamente 25 anos, em função do crescimento populacional e assim o negociou e demoliu o antigo Mercadão.
     Depois do funcionamento do novo mercado, acredita-se que a única reforma está sendo feita pelo atual gestor Marió Kato,. porém por motivos desconhecidos a obra se arrasta por mais de 7 anos  -o que motiva reclamações de comerciantes e usuários pela demora da execução e entrega da referida obra. Torce-se porém para que até o fim desse mandato, ele reinaugure tão importante estabelecimento público.
    Apenas a título de contribuição: aquele próprio teria que ser adequado a um projeto racional na verticalidade ou voltar para a antiga área com um modelo similar ao de então, aproveitando-se o espaço onde está o atual Mercado para reconstruir a Praça da Bandeira, através de um projeto moderno, inclusive com estacionamento.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário