quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OS ENCRENQUEIROS

O "cajueiro-ringue"

       Esse "cara" que está aí embaixo e que muitos conhecem, é o Bem-Te-Vi-de-Coroa. Seu nome científico: Pitangus Sulphuratus. Sua bela plumagem, um marrom-claro sobre as asas, que se estende até ao redor da cabeça, dando a aparência de uma coroa, e um amarelo-suave ao peito , cores aliás, que escondem a valentia e a agressividades desse pequeno pássaro.Seu habitat é geralmente nos quintais urbanos, no campo, à beira de rios, onde se alimenta de quase tudo, como: insetos,frutas,ovos, pequenos peixes, carrapatos etc.Também se sabe que ele é um dos poucos de sua espécime,que encara o gavião o urubu e qualquer um que se atreva a invadir seu ninho, principalmente quando está chocando ou com filhotes.E dizem também, que ele descobre quando a mulher engravida, sendo o seu canto, um terror para elas.
     Bem. Após a breve apresentação do nosso "coroa", tenho uma pequena história:
     Todos os dias em nosso quintal nas fruteiras, aparecem entre outros passarinhos, alguns bem-te-vis ,tanto pela manhã quanto à tarde.Agora que as frutas escassearam, os pestinhas dos Pitangus, resolveram ir bicar alguns farelos que sobram da ração do meu cachorro chamado "Ringo". Lá pelas duas da tarde, que o cão está naquela sesta, eles descem e vão tentar mariscar na vasilha do Ringo. Ao menor ruído, meu cachorro acorda e arma um bote sobre os irriquietos "bicões". Ação impossível, os bichinhos como um raio, batem asas sem dar a menor chance, aos afiados dentes.Agora o que é mais engraçado, são os dois passarinhos voarem para um velho cajueiro próximo e lá de cima ficam na maior algazarra com pios, parecendo chamar o meu Ringo para disputar a "parada" no "ringue aéreo" deles e, tome-lhe zombaria. Ringo, depois de "lhes dirigir uma série de insultos e impropérios em alto brado retumbante, parece-me até que, em vários idiomas",  -cisca várias vezes no tronco da árvore, urina mostrando também seu território e, desiste.Mais uma batalha perdida.Volta para sua tranquila e merecida soneca.
    Em questão de 10 ou 15 minutos, começa tudo de novo. É que os danadinhos, além de encrenqueiros são rápidos, debochados e ainda esnobam de quem não tem asas para alcançá-los. 
    Agora,Ringo volta rosnando e olhando para cima, parecendo dizer: "Vocês não perdem por esperar, seus fdp!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário