terça-feira, 31 de julho de 2012

NOSSOS ÍDOLOS

    Quirica
          
Quirica ainda em atividade, exibindo um dos muitos troféus conquistados em sua brilhante carreira
           Valdemar Bezerra, o Quirica, foi um dos maiores arqueiros do A.C. Izabelense nos anos 50. Oriundo de nossa capital, ingressou no nosso Alvirrubro quase que por acaso. Quirica tinha excursionado pela primeira vez até Sta. Izabel através de um clube de nome 14 de Abril, provavelmente do bairro de São Braz, sendo derrotado. Na segunda visita, ainda pela mesma agremiação, seu time levara uma elástica goleada de 5x2 -somente o baixinho Orivaldo, enfiou-lhe 3 tentos. Quem assistiu essa partida, viu que no término, este goleiro chorou no poste de uma das traves, dizendo nunca ter levado tantos gols em uma única partida. 
     Tratava-se portanto de um jogador de excelente porte físico,seguro e detentor de uma extraordinária técnica. 
     Na época o Izabelense necessitava de um bom guardião e após esse prélio o jogador fora procurado pelo Presidente de Honra e deputado estadual, Vitor Paz, que lhe fez uma proposta: lhe arranjaria um emprego no DER (hoje SETRANS) e ele passaria a defender as cores Alvirrubras. Não se tem registros precisos de quanto tempo o goleiro fechou  o arco do Izabelense, presumivelmente uns dois anos -porém deixou sua marca de excelente craque , dando muitas glórias ao nosso futebol e saudades aos torcedores daquele tempo.
     Alguns jogadores que com ele atuaram, como o próprio Orivaldo, comenta um torneio em Castanhal, onde participaram: os donos da casa, o Izabelense e um clube de Belém chamado Panther, que disputava inclusive o Campeonato Paraense. O Vermelhão  jogou a final com este time, vencendo-o e Quirica operou verdadeiros milagres, ao defender vários pênaltis, garantido ao nosso Atlético um rico troféu.
     Na época o Vermelhão da Estrada tinha como base, a seguinte equipe: Quirica:Orlando Santana e Curica; Major, Tarzan e Milton; Bira, Ceará, Orivaldo, Jorge e Vela Branca -realmente um grande plantel.
    Anos depois, talvez o único jogador que ainda manteve contato com Quirica, fora  Raimundo Teixeira da Costa, o popular Curica, que chegou a frequentar a casa do ex-colega já em Belém, no Conj. do Basa no Sousa. Àquelas alturas, o goleiro ainda praticava futsal pelo Bancrévea, o que lhe facilitou um excelente emprego no Banco da Amazônia. Também nos acrescentou Curica, que soube depois de algum tempo do falecimento do ex-companheiro, que era casado com uma professora e já moravam na Gentil Bittencourt, em Belém.
     Para os amantes do futebol, principalmente os mais moços, um pequeno relato da vida de um grande futebolista, que muito  honrou as cores do A.C.Izabelense : Valdemar Bezerra, o Quirica.



   Obs.: A foto acima, adquiri junto à esposa do saudoso craque, que me cedeu de forma muito educada e cordial, quando prometi oferecer-lhe um exemplar da História do A.C. Izabelense, que pretendo presentear aos simpatizantes deste querido clube, em breve tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário