quarta-feira, 18 de julho de 2012

O QUE ELES TÊM QUE NÓS NÃO TEMOS ?


       Terça-feira ao descer no Terminal Rodoviário de Castanhal, um sujeito   entregou-me um pequeno jornal. Continuei caminhando e vi a manchete principal: " HOSPITAL REGIONAL VEM PARA CASTANHAL". 
    Já em casa com mais atenção,li o restante, dizendo que o governador Simão Jatene esteve naquela cidade participando da convenção do seu partido, o PSDB, quando em discurso assegurou que irá realmente construir esta casa de saúde naquele município. Castanhal que já possui bons hospitais e até uma unidade do IML. deve ser favorecido com mais este que será referência.
     Bom lembrar, que Sta. Izabel para passar a pertencer à Região Metropolitana de Belém, necessitou do empenho decisivo do deputado Márcio Miranda, que como se sabe é daquele município e infelizmente todo esforço fora em vão -sabendo-se que tivemos governadores que sempre foram contra a esta inclusão. Estes mesmos governantes, apenas nos meteram goela abaixo algumas penitenciárias, quer dizer, aquilo que não interssava ao "Município Modelo" e nem a outros, nossos políticos complacentemente aceitaram e hoje reclamam o "leite derramado", ao perderem inclusive o emprego.
      Todos sabem que aquele município ganhou um estádio municipal, através do coronel Jarbas Passarinho, quando Ministro da Cultura. Aqui queriam acabar com o estádinho do Izabelense (o único fechado) e praticamente ía-se exterminar uma tradição de 88 anos -em troca de um "shoping", que seria ali erguido, por alguns empresários. Sem falar nas inúmeras industrias que aqui poderiam se instalar e não o foram por incompetência política e outros fatores.
      Não precisa dizer que a nossa falta de representatividade junto aos governos infelizmente ainda é gritante, sendo portanto a chave do cruel e descabido subdesenvolvimento, com inúmeras necessidades  -e enquanto não mudarmos este sistema crônico e contraproducente, continuaremos apenas como meros dependentes e aceitando todo o lixo que os outros jamais aceitariam.
      Representar um povo, não é sentar na cadeira e fazer de contas, é lutar com habilidade em todos os sentidos, em busca da dignidade deste povo, é entregar-se de corpo e alma a esta causa, buscando incessantemente o  bem-estar dessa gente, através do progresso. 
   Se acaso não assim procedermos, continuaremos apenas como coadjuvantes no que se refere ao desenvolvimento dessa Região Nordeste do Pará, onde ainda estamos produzindo menos que quase todos os nossos vizinhos da RMB.
    O que os castanhalenses têm? É bairrismo, habilidade política, isto é, orgulho da terra onde nasceram. Só isto.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário