quarta-feira, 25 de julho de 2012

HILARIEDADES DA POLÍTICA


      Era uma bela manhã de domingo na vila Lagoa Azul, município de Serra Alta. Ali se comemorava o círio do padroeiro, Santo Onofre. Após a caminhada de 5 km, a população reunia-se no arraial em frente à pequena ermida inacabada, e, entre o som da fanfarra com os instrumentos precários, o estourar de alguns fogos, o soar do sino, -todos os lago-azulenses se "empatorravam" (de pato) e vinho na barraca do Santo. Apesar de todo a carência daqueles cerca de 200 viventes, uma das atrações pela parte da tarde, era o clássico local, entre Azulense e Pacupeba, num campinho entre lama e poeira da localidade. O prélio que estava marcado para as 15 h, só foi possível começar uma hora depois, visto que, faltavam 3 camisas e igual número de calções, meias e chuteiras ,para ambas as equipes, porém com a permissão do juiz, foi possível iniciar o jogo. A partida esquentava a cada minuto e as torcidas também, até que acabou na penumbra da noite, em 1x1.
    Mesmo durante o dia, notava-se na vila, um cidadão que inclusive se oferecera para carregar o andor na procissão, bem vestido e com carro importado, dizendo-se chamar-se Dr. Hilário e futuro vereador do município. 
    À noite o visitante procurou o líder da comunidade, que o atendeu gentilmente e convocou toda aquela gente, para ouvir o político. Bem falante, Dr. Hilário prometeu: a recuperação da capela, do ramal, do gramado do campinho, dois jogos de material para cada clube, 20 bolas e uma praça. Após muitos vivas, o homem se despediu,mais antes avisou que contava com toda aquelas duas centenas de votos e que eles (os azulenses), muito lucrariam com isto.
    A eleição seria em um domingo, porém na sexta-feira,chega na vila um emissário do político e entregou um cheque ao líder comunitário, que logo participou aos demais moradores e sairam a festejar tamanha benevolência.
    Um dia após o pleito, soube-se que o Dr.Hiário fora eleito.
    " Hilariante !", foi como o caixa do banco denominou o cheque que o líder comunitário de Lagoa Azul pensava descontar. O funcionário do estabelecimento, ainda mostrou-lhe um verdadeiro leque, onde continha mais uns 20 " risonhos borrachudos". 
     Procurado em sua mansão, o mordomo disse que o "doutor" havia viajado para Bariloche na Argentina e só voltaria para a posse.
     
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário