sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O BRASIL E A "SAÚVA"


        Lá por volta de 1955, quando as marchinhas agitavam os salões carnavalescos, era um sucesso uma música, que assim começava:  " O Brasil acaba com a saúva,ou a saúva acaba com o Brasil ".
    Passaram-se portanto quase 60 anos e nem uma coisa, nem outra de fato aconteceu, apenas envelheceu. Explica-se: a tal "saúva" que o irônico compositor se referia, eram alguns  políticos ou funcionários públicos do alto-escalão, que aquela altura do campeonato, digo do mandato, já davam suas "ferroadas" no tesouro público.
     Nos tempos atuais, é de estarrecer qualquer mortal, quando vemos o noticiário midiático, escancarar fatos tão escabrosos quão repugnantes, quando criminosos como dantes, surrupiam de forma acintosa e maliciosa o dinheiro público. Eles agem sozinhos ou em grupos, seja em repartições, bancos, ou em quaisquer instituições, de forma sagaz e cretina -cujas formas utilizadas por esses meliantes de gravata são inimagináveis e a aplicação do produto do roubo, vai desde a remoção para fora do país, lavagem com abertura de "empresas" ou conta de terceiros, os chamados "laranjas".
    Somente para citar algumas dessas manchetes, temos: " Ação pede 28 mi de volta". - impetrada pelo Ministério Público, junto a Assembleia Legislativa paraense, referente a administração do ex-presidente da Casa, Domingos Juvenil. "PF faz operação sobre desvio de verbas no Denit". - foi estimado um prejuízo de 30 milhões de reais.  " Fraude que envolve ex-senador pode chegar a R$ 1 bi" - a chamada Operação Sinal Fechado, indiciou João Faustino, suplente do presidente do DEM, como membro de uma quadrilha que atuava no Detran do R.G. do Norte.
      Quando se pensa que se chegou ao fim do novelo, eis que surgem novos e novos escândalos, como se não bastassem os inúmeros outros que tramitam na Justiça, através dos anos. Os acusados, quase sempre ex-políticos e alguns funcionários, geralmente vêm a ostentar fortunas que não condizem com os cargos que exerceram  e muitas das vezes procuram mil "manobras" para escapar das garras da Lei. 
    Para acabar com tudo isto, somente uma "formicida" : reformulação das Leis, dando-lhe mais rigor e celeridade.
    O que mais revolta porém, é vermos ainda tanta gente morrendo em frente a hospitais  por falta de um atendimento condigno. Uma distribuição de renda muito a desejar (já que estamos emprestando dinheiro), um salário mínimo pago ao trabalhador, insuficiente -assim como à outras classes, como: policiais, médicos, professores e muitas outras categorias que têm que ir às ruas para reivindicar melhores remunerações e melhores condições de trabalho,   -enquanto que alguns, não têm porque reclamar, "aquinhoados" com polpudos vencimentos.
     Felizmente a "saúva" não acabou com o Brasil , porém continua causando-lhe muitos estragos  - que o digam, os que estão no patamar debaixo. Já para os de cima é tudo um grande Carnaval.  

Um comentário:

  1. A corrupção "braba" e endêmica, além de levar à miséria para milhões de lares brasileiros, reflete um pais injusto e de péssima imagem ao olhar do mundo. Muitos de nós ainda passaremos, sem acreditar que essa "podridão" que atinge mais os menos favorecido venha a acabar. Talvez porque, a impunidade ainda é a mola mestra e na hora do "assalto", muitos entram em conluio para dali se locupletarem. É triste e cruel, porém factual.

    ResponderExcluir