sábado, 5 de novembro de 2011

NOSSA ILUSTRÍSSIMA MORADORA

Nazaré Pereira
     Para os que não leram O Liberal de quarta-feira (2), perderam no mínimo uma entrevista interessante, com uma das mais consagradas cantoras da nossa MPB , Maria de Nazaré Pereira, ou simplesmente Nazaré Pereira.
    Sua carreira que iniciou-se em Belém (Conjunto Sayonara, Orquestra Orlando Pereira), depois ganhou o mundo e foi em Paris,  que esta acreana do Xapuri (AC), encantou os franceses e hoje já completa 32 anos que ali é radicada.
   Ela afirmou que ao chegar na capital francesa, começou cantando nas praças, depois em barzinhos , principalmente o nosso samba, com que conseguia a sobrevivência. Depois veio a fama e gravou seu primeiro disco em 1978. Nazaré nunca fugiu às raízes sempre cantando as coisas da Amazônia,tanto que seus compositores preferidos são, Nilson Chaves, Pedrinho Cavallero, Ronaldo Silva, Ivan Cardoso, dentre outros e com suas músicas enaltece a Amazônia pelo mundo à fora.
    A cantora ao final da entrevista disse ter nascido  nos seringais do Acre, no município de Xapuri, depois a família mudou-se para Belém e chegaram a morar um ano em  nossa Sta. Izabel (provavelmente na década de 60), e em seguida, foram residir na Vila de Icoaraci , que na época chamava-se Pinheiro.
   Talvez muitos dos nossos jovens não tenham notícia dessa extraordinária cantora, que ainda hoje encanta os europeus e divulga de coração a cultura amazônica  -e que tivemos um dia, a honra de tê-la como nossa ilustre moradora.
    Bom que nossa edilidade agradecesse a referência da artista, que fez com relação a nossa cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário