A professora Petronila Monteiro |
Considerada uma verdadeira heroína do ensino em Sta. Izabel, ela que era natural do Ceará, tendo nascido no dia 19 de julho de 1880 e faleceu em nossa cidade, em 22 de março de 1981, portanto prestes a completar seus 101 anos de idade.
Filha de Luiz Antônio Monteiro e Benvinda da Silva Monteiro, a profª Peta, como também era conhecida, quando aqui chegou tinha apenas 5 anos de idade e aos 8, tomou parte de um grupo que angariava meios para a aquisição da imagem de nossa Padroeira. Aos 13 , começava sua longa caminhada como professora municipal, na Escola Isolada Feminina em Conceição do Itá. Em 1907, era nomeada para o Grupo Escolar da Vila de Sta. Izabel (hoje a Escola Sílvio Nascimento), onde trabalhou por longos anos. Em 1941, foi nomeada para exercer o cargo de Secretária de Grupos Escolares do Interior, tendo se aposentado dois anos depois, ao completar 40 anos, de bons serviços prestados à educação do município.
É sabido que esta dedicada professora, num momento de crise financeira do Estado, em determinado governo -jamais abandonou o trabalho, quando seu salário atrasou por vários meses.
No dia 19 de julho de 1980, ao completar 100 anos de existência, a profª Petronila recebeu muitas homenagens: da Prefeitura Municipal , da Câmara, do Rotary Club, da Casa da Amizade e de inúmeros professores e alunos, pelo feliz natalício -ato que ocorreu após uma missa realizada na Barraca da Santa, ao lado de nossa Igreja Matriz e contou também com várias autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário