segunda-feira, 7 de novembro de 2011

NOSSA GENTE ,NOSSA HISTÓRIA

A professora Petronila Monteiro
  Profª Petronila da Silva Monteiro

    Considerada uma verdadeira heroína do ensino em Sta. Izabel, ela que era natural do Ceará, tendo nascido no dia 19 de julho de 1880 e faleceu em nossa cidade, em 22 de março de 1981, portanto prestes a completar seus 101 anos de idade.
    Filha de Luiz Antônio Monteiro e Benvinda da Silva Monteiro, a profª Peta, como também era conhecida, quando aqui chegou tinha apenas 5 anos de idade e aos 8, tomou parte de um grupo que angariava meios para a aquisição da imagem de nossa Padroeira. Aos 13 , começava sua longa caminhada como professora municipal, na Escola Isolada Feminina em Conceição do Itá. Em 1907, era nomeada para o Grupo Escolar da Vila de Sta. Izabel (hoje a Escola Sílvio Nascimento), onde trabalhou por longos anos. Em 1941, foi nomeada para exercer o cargo de Secretária de Grupos Escolares do Interior, tendo se aposentado dois anos depois, ao completar 40 anos, de bons serviços prestados à educação do município.
    É sabido que esta dedicada professora, num momento de crise financeira do Estado, em determinado governo  -jamais abandonou o  trabalho, quando seu salário atrasou por vários meses.
    No dia 19 de julho de 1980, ao completar 100 anos de existência, a profª Petronila recebeu muitas homenagens: da Prefeitura Municipal , da Câmara, do Rotary Club, da Casa da Amizade e de inúmeros professores e alunos, pelo feliz natalício  -ato que ocorreu após uma missa realizada na Barraca da Santa, ao lado de nossa Igreja Matriz e contou também com várias autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário