sábado, 26 de novembro de 2011

ESPORTE

Charles Muller
1930- Acima a Seleção Brasileira na I Copa do Mundo no Urugauai. Foi a segunda partida e o Brasil goleou a Bolívia por 4x0, mesmo assim, foi eliminado por ter perdido na estréia para a Iugoslávia, por 2x1.
  
 O  FUTEBOL  CHEGA  AO  BRASIL
 

    Atribui-se ao paulista Charles Muller, ele que estudava na Inglaterra, que trouxe duas bolas de futebol e as regras desse esporte, em 1894.
      Na capital paulista já moravam vários ingleses, que tinham maior simpatia pelo críquete, um esporte de leve semelhança com o futebol , o que levou tempo para Charles convencer alguns colegas a mudar de ideia, vindo a conseguir.
     Daí em diante o novo esporte conquistava a preferência dos brasileiros, porém as Ligas eram dirigidas apenas pelas classes aristocráticas e não permitiam a inclusão de negros nas equipes disputantes.
     Diz-se que em 1914, um mulato de nome Carlos Alberto, para disputar uma partida pelo Fluminense contra o América,seu ex-clube, passou pó-de-arroz misturado com talco em todo o corpo. Pouco adiantou, pois a torcida americana ao reconhecê-lo, caiu literalmente em sua pele, gritando: "Pó-de-arroz! Pó-de-arroz!". 
    Em seguida o futebol chegava às camadas mais populares e acabou virando uma paixão nacional. Tendo sido o Clube de Regatas Vasco da Gama, a primeira grande agremiação a conquistar um campeonato, com uma equipe composta de vários negros, nos anos 20.
   A título de curiosidade, acrescenta-se que o primeiro clube fundado oficialmente no Brasil, foi o Rio Grande-RS, em 19 de julho de 1900, seguido da Associação Atlética Ponte Preta ,Campinas-SP, em 3 de agosto daquele ano.
   O primeiro jogo oficial da Selação Brasileira, aconteceu em 20 de setembro de 1914, num amistoso em Buenos Aires-Argentina, quando o Brasil perdeu por 3 a 0, diante do quadro local. Alinharam pela nossa equipe (cujas as camisas eram brancas), os seguintes atletas: Marcos,Píndaro e Nery; Octávio Egydio,Lagreca e Pernambuco; Milton,Osvaldo, Bartô,Friedenreich e Arnaldo. 
   No governo do presidente Getúlio Vargas (anos 30 e 50), houve um grande empenho no sentido de elevar o futebol, quando inclusive foi construído o Estádio do Maracanã e o Brasil sediava a Copa de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário