segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

RAQUITISMO ECONÔMICO


      Qualquer cidadão que use o bom senso, sabe que para administrar um município de porte médio como Sta. Izabel, ou outro qualquer, tem que contar com um programa bem elaborado, visando fortes parcerias com os governos (federal e estadual) e a classe empresarial, além de capacidade gerencial.
       Infelizmente o que se tem visto, são administrações que se perdem em sucessivos equívocos e às vezes presas a gabinetes, acham que a atual renda do município,  lhe dá auto-sustentação. porém com o passar do tempo, caem na realidade.

       Muitos já sentitam na pele, o que é insistir em gerenciar um municpio com uma rentabilidade muito aquém de suas necessidades e acabam saindo com o surrado discurso, da falta de apoio e consequentemente de recursos, quando alguns até aguardam esse milagre acontecer. 
    Ora, se o município não tem renda suficiente é porque a despesa está maior que a receita e se não tem receita é porque não se procurou expandi-la ou faze-la crescer durante tantos anos. Basta que se olhe para trás e verifique, quais os investimentos de vulto que foram aplicados nestes últimos 20 anos, quer pela esfera estadual ou federal ou grupos privados, para se ter uma ideia do déficit orçamentário, o que pode sufocar qualquer administração e nos tem mantido como um dos municípios pouco desenvolvidos no nordeste paraense.
       Se acaso tomássemos isto há muitos anos como lição, isto é, buscássemos  parcerias nas altas esferas e entre os grupos empreendedores, por certo teriamos hoje os frutos, com uma indústria forte, um comércio diversificado e uma agricultura promissora. Aí sim , teríamos um município com uma base econônmica sólida e um alto grau de desenvolvimento, -o que naturalmente dependeria de políticas bem planejadas, corajosas e insistentes.
      O resto são discursos inconsequentes e vazios, que não podem justificar a inabilidade e a falta de compromisso político, que infelizmente não corresponderam aos anseios do município.
      Nossa economia ainda raquítica, mais nos parece com um indivíduo de físico debilitado,,querendo soerguer um peso de 500 kg.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário