sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CARAPARU EM FESTA

O trajeto fuvial do círio


      Neste sábado (8/dez.) festeja-se no distrito de Caraparu, em Sta. Izabel do Pará, o tradicional círio em homenagem à padroeira local, Nossa Senhora da Conceição. O cortejo que sai do povoado de Cacau por volta das 8h e percorre os 4 km sobre o leito do rio , em aproximadamente 3 horas chegando a sede do distrito, de onde a imagem é levada pela grande massa para sua capela.
      A procissão que começou em 1918, quando um grupo, à frente Simplício Ferreira de Souza, organizou o círio ,cuja berlinda era transportada em uma pequena canoa e hoje, em uma embarcação maior, chamada gôndola.
     Completando 94 anos, tornou-se uma das manifestações religiosas mais importantes e concorridas do nosso município e quiçá do interior paraense, pois todos os anos recebe um número maior  de romeiros, vindos de várias localidades, inclusive várias caravanas em ônibus de nossa Capital.
     Apesar da necessidade de um projeto adequado ao turismo e lazer, o distrito oferece ao visitante, comidas regionais, salões de dança e outras diversões, o salutar banho no rio e uma aprazividade ímpar.
    Vamos lá minha gente, vale à pena visitar Caraparu de novo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário