quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AVANÇAR OU AVANÇAR

 A bacia do Caraparu riqueza inexplorada

      Abstraindo-se os anos perdidos em que o município viveu obscuramente, por "capricho" ou incompetência política, já se passaram mais de três décadas. Dos anos 80 em diante, agora livre daquele entrave, que fora uma epécie de ditadura branca, a política (ou os políticos) não conseguiram implementar ações que orientasse esta terra ao caminho do pleno desenvolvimento -haja vista que o sistema atual, não consegue avançar o suficiente para que, após dois mandatos, entregue um município aplainado e pronto para novo arranque. A tônica são dificuldades e às vezes, eivado de passivos, e um crescimento econômico muito aquém para um município de mais de 60 mil habitantes que assusta e até desvanece o sucessor. Aí justamente é que reside o cerne da questão: seria a falta de planejamento, assessoramento e competência das gestões ou a leniência das edilidades?  
      O fato é que, findam-se décadas e temos assistido o surrado discurso do "fizemos o que foi possível", sem que fosse verificado grandes impulsos e assim mesmo, grupos tentam continuar com as rédeas do Poder.
      Logo chegaremos a 80 anos de existência e permanecemos com um crescimento produtivo abaixo de muitos municípios que possuem pouco mais de 20 anos de emancipação. Para que haja mudanças,faz-se necessário que se mude atores e grupos que muita das vezes alheios a necessidade do município crescer, por insensibilidade ou inaptidão política, porém "conseguem" manter-se no Poder por 5,6 mandatos, sem uma plausível justificativa de contribuição ao nosso desenvolvimento.
      Se conseguirmos sair desse marasmo político, ganharemos supremacia e poderemos nos tornar em um pólo progressista, na região que nos cerca, principalmente com nossa proximidade da Capital, com um mercado consumidor de quase 1500.000 pessoas. Para isso, temos que acionar e facilitar a implantação de novos e grandes empreendimentos nos setores: comercial, agrícola e industrial. 
     Caso contrário, ficaremos nesse processo improducente e inviável e constando nas estatística como um município pouco desenvolvido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário