terça-feira, 31 de julho de 2012

NOSSOS ÍDOLOS

    Quirica
          
Quirica ainda em atividade, exibindo um dos muitos troféus conquistados em sua brilhante carreira
           Valdemar Bezerra, o Quirica, foi um dos maiores arqueiros do A.C. Izabelense nos anos 50. Oriundo de nossa capital, ingressou no nosso Alvirrubro quase que por acaso. Quirica tinha excursionado pela primeira vez até Sta. Izabel através de um clube de nome 14 de Abril, provavelmente do bairro de São Braz, sendo derrotado. Na segunda visita, ainda pela mesma agremiação, seu time levara uma elástica goleada de 5x2 -somente o baixinho Orivaldo, enfiou-lhe 3 tentos. Quem assistiu essa partida, viu que no término, este goleiro chorou no poste de uma das traves, dizendo nunca ter levado tantos gols em uma única partida. 
     Tratava-se portanto de um jogador de excelente porte físico,seguro e detentor de uma extraordinária técnica. 
     Na época o Izabelense necessitava de um bom guardião e após esse prélio o jogador fora procurado pelo Presidente de Honra e deputado estadual, Vitor Paz, que lhe fez uma proposta: lhe arranjaria um emprego no DER (hoje SETRANS) e ele passaria a defender as cores Alvirrubras. Não se tem registros precisos de quanto tempo o goleiro fechou  o arco do Izabelense, presumivelmente uns dois anos -porém deixou sua marca de excelente craque , dando muitas glórias ao nosso futebol e saudades aos torcedores daquele tempo.
     Alguns jogadores que com ele atuaram, como o próprio Orivaldo, comenta um torneio em Castanhal, onde participaram: os donos da casa, o Izabelense e um clube de Belém chamado Panther, que disputava inclusive o Campeonato Paraense. O Vermelhão  jogou a final com este time, vencendo-o e Quirica operou verdadeiros milagres, ao defender vários pênaltis, garantido ao nosso Atlético um rico troféu.
     Na época o Vermelhão da Estrada tinha como base, a seguinte equipe: Quirica:Orlando Santana e Curica; Major, Tarzan e Milton; Bira, Ceará, Orivaldo, Jorge e Vela Branca -realmente um grande plantel.
    Anos depois, talvez o único jogador que ainda manteve contato com Quirica, fora  Raimundo Teixeira da Costa, o popular Curica, que chegou a frequentar a casa do ex-colega já em Belém, no Conj. do Basa no Sousa. Àquelas alturas, o goleiro ainda praticava futsal pelo Bancrévea, o que lhe facilitou um excelente emprego no Banco da Amazônia. Também nos acrescentou Curica, que soube depois de algum tempo do falecimento do ex-companheiro, que era casado com uma professora e já moravam na Gentil Bittencourt, em Belém.
     Para os amantes do futebol, principalmente os mais moços, um pequeno relato da vida de um grande futebolista, que muito  honrou as cores do A.C.Izabelense : Valdemar Bezerra, o Quirica.



   Obs.: A foto acima, adquiri junto à esposa do saudoso craque, que me cedeu de forma muito educada e cordial, quando prometi oferecer-lhe um exemplar da História do A.C. Izabelense, que pretendo presentear aos simpatizantes deste querido clube, em breve tempo.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

NOME "TRI-COMPLICADO"



       Recebi de uma amiga e leitora do blog, a seguinte colaboração: é que ela assistiu em um programa de televisão, onde um cidadão explicava (ou tentava explicar), o nome que batizara um filho seu:: TOSPERICARGERJA, muito estrambótico, né mesmo? Porém o indigitado cidadão esclarecia (ou tentava esclarecer), que o tal prenome, surgiu-lhe quando o Brasil conquistou o Tri-Campeonato Mundial no México, em 70 e  homenageou os seguintes jogadores : TOS (Tostão)-PE (Pelé)-RI (Rivelino)-CAR(Carlos Alberto) GER (Gerson)-JA (Jairzinho).
     Como sugestão mais "simplificada" e fazendo justiça a todos os nossos heróis do Tri, que tal se ele tivesse batizado o herdeiro, de: FÉLIXCARLOSALBERTOBRITOPIAZZAEVERALDOCLODOALDOGERSONJAIRZINHOTOSTÃOPELÉRIVELINO?
      Maior homenagem, seria impossível. 

domingo, 29 de julho de 2012

HONRA AO MÉRITO

Dr. Gilberto Pessoa

        Sendo a política uma ciência humanista e tivesse realmemte logicidade, seria conferida de antemão, a vitória, àqueles que se dedicam e constróem um trabalho dignificante e continuado em prol do seu semelhante,isto é, seria o reconhecimento de uma sociedade a um cidadão que assim procedesse. Porém ela tem os seus meandros, fugindo da nossa compreensibilidade, quando vemos tantos líderes por excelência, que através de forças ocultas (vide Jânio Quadros), tentam deslustrá-los ou não reconhecê-los, ante ao imaginário, ao fantasioso ao improvável.
      Ora, se política fosse a somatória de predicados individuais, o reflexo de uma vida pública direcionada ao próximo, quer profissional ou parlamentar, não caberiam argumentos vazios e "esquemáticos", tão utilizados em "laboratórios", indisfarçáveis e de custos fabulosos, o que alimenta a perspectiva de alguns a participar do poder e outros a continuar à sombra deste  -todos apostando nesses  meandros políticos, cujo viés, é tentar mostrar e matizar o inexistente, construindo e vendendo imagens ilusórias ou utópicas.
      A verdade porém é que, o último julgamento vem do seio popular, que dificilmente deixa de reconhecer aqueles que sempre se doaram à sua causa, mesmo quando lhe é negado o apoio de "companheiros de tantas batalhas" e enfrentar inclusive, o tênue e desmotivado Poder, em flagrante débito com o progresso do município.
    Apesar disso,  mesmo extremamente ferido, ele arranja forças para superar as adversidades, dando o seu grito de guerra: " ... a dignidade do povo não está à venda".
      Portanto, Mérito a quem realmente merece.              

quarta-feira, 25 de julho de 2012

HILARIEDADES DA POLÍTICA


      Era uma bela manhã de domingo na vila Lagoa Azul, município de Serra Alta. Ali se comemorava o círio do padroeiro, Santo Onofre. Após a caminhada de 5 km, a população reunia-se no arraial em frente à pequena ermida inacabada, e, entre o som da fanfarra com os instrumentos precários, o estourar de alguns fogos, o soar do sino, -todos os lago-azulenses se "empatorravam" (de pato) e vinho na barraca do Santo. Apesar de todo a carência daqueles cerca de 200 viventes, uma das atrações pela parte da tarde, era o clássico local, entre Azulense e Pacupeba, num campinho entre lama e poeira da localidade. O prélio que estava marcado para as 15 h, só foi possível começar uma hora depois, visto que, faltavam 3 camisas e igual número de calções, meias e chuteiras ,para ambas as equipes, porém com a permissão do juiz, foi possível iniciar o jogo. A partida esquentava a cada minuto e as torcidas também, até que acabou na penumbra da noite, em 1x1.
    Mesmo durante o dia, notava-se na vila, um cidadão que inclusive se oferecera para carregar o andor na procissão, bem vestido e com carro importado, dizendo-se chamar-se Dr. Hilário e futuro vereador do município. 
    À noite o visitante procurou o líder da comunidade, que o atendeu gentilmente e convocou toda aquela gente, para ouvir o político. Bem falante, Dr. Hilário prometeu: a recuperação da capela, do ramal, do gramado do campinho, dois jogos de material para cada clube, 20 bolas e uma praça. Após muitos vivas, o homem se despediu,mais antes avisou que contava com toda aquelas duas centenas de votos e que eles (os azulenses), muito lucrariam com isto.
    A eleição seria em um domingo, porém na sexta-feira,chega na vila um emissário do político e entregou um cheque ao líder comunitário, que logo participou aos demais moradores e sairam a festejar tamanha benevolência.
    Um dia após o pleito, soube-se que o Dr.Hiário fora eleito.
    " Hilariante !", foi como o caixa do banco denominou o cheque que o líder comunitário de Lagoa Azul pensava descontar. O funcionário do estabelecimento, ainda mostrou-lhe um verdadeiro leque, onde continha mais uns 20 " risonhos borrachudos". 
     Procurado em sua mansão, o mordomo disse que o "doutor" havia viajado para Bariloche na Argentina e só voltaria para a posse.
     
     
     

TRÂNSITO PERIGOSO





          Segundo as estatatísticas, em menos de um mês morreram 31 pessoas em estradas e rodovias no Pará, onde a BR-316 aparece com destaque, principalmente no trecho Belém-Benevides. Conforme o registro, este número já ultrapassou o mesmo período de férias do ano passado, que chegou a um total de 29 óbitos.
    Todo cuidado é necessário, já que entramos nos  últimos dias do veraneio e o movimento nas estradas tende a aumentar.
    Dejamos portanto, um bom retorno a todos.
  


       
      

terça-feira, 24 de julho de 2012

O "TOURO" A "VACA" E O BREJO


       Era o que todos pensavam
     Um município sem dívidas
     Mas depois do tal "discurso"
     Desfolhou-se a margarida

     Verificando as contas
     Existentes no tesouro
     Só continham "vacas magras"
     Ao invés de forte "touro"

     Mesmo com "força taurina"
     Parece não ter remédio
     Há exatos 8 anos
     A "vaca" não sai do "brejo"

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CUIDADO ! GOLPE DO " CICLISTA ACIDENTADO"


     Há duas semanas atrás, um comerciante de nossa Capital deslocava-se de Castanhal para Belém, à noite, pela BR-316. Próximo à entrada de Americano, resolveu parar em uma lanchonete. Minutos depois ao seguir viagem, há poucos metros dali, ouviu um barulho e viu surgir do nada, um elemento mostrando-lhe uma bicicleta danificada, dizendo que tinha sido atropelado por seu veículo. Ao descer do carro, o cidadão logo notou que sairam da capoeira e na escuridão, mais dois comparsas. Depois de amedrontarem o viajante,solicitaram seu nome, telefone e anotaram a placa do carro. No dia seguinte lhe telefonaram, solicitando dinheiro para o reparo da bicicleta, ao que foram atendidos, pois o comerciante entregou a quantia, em mãos de um dos golpistas, que se apresentou com um braço na tipóia. 
    Nos dias que se seguiram, o cidadão começou a receber mensagens no seu celular, cobrando-lhe despesas médicas,dentre outras. Foi a partir daí que começou a desconfiar de tratar-se de um golpe sórdido e planejado. Registrou um B.O em uma Seccional de Belém e dias depois viajou à noite, com um policial civil, um guarda rodoviário e um irmão. Na mesma lanchonete, o mano desceu, ficando os três companheiros no veículo, sem serem percebidos. Após alguns minutos o rapaz voltou ao carro e seguiu viagem. Há cerca de 100 metros, a cena se repetiu: um homem aparecera repentinamente com uma bicicleta, jogando-a sob o veículo em que os três viajavam. Os policiais não tiveram dúvidas, que eram os mesmos indivíduos que abordaram o comerciante, dias atrás. Após reconhecidos pela vítima, receberam voz de prisão e foram entregues à Polícia, para os procedimentos devidos.
     

quinta-feira, 19 de julho de 2012

IZABELENSE INSCRITO NA SEGUNDINHA



        A Federação Paraense de Futebol publicou a tabela da Segundinha relativa ao Parazão do próximo ano,  que contará com 11 clubes, tendo seu início no vindouro 15 de setembro, indo até 12 de outubro. 
    A disputa terá 3 grupos sendo: A- Ananindeua,Vila Rica,Sta.Rosa e Sta. Cruz; B- Sport Belém,Tiradentes,Paragominas e Pinheirense;C- Gavião Kyikatejê, Time Negra e Izabelense.
    Na primeira fase teremos jogos de ida e volta, ficando dois melhores concorrentes de cada grupo. Na segunda fase, teremos 3 grupos de dois,classificando-se 3 clubes e mais um por nível técnico.As semifinais e finais serão disputadas no sistema mata-mata, e apenas o Campeão e  Vice, se classificarão para a Primeira Fase do Parazão-2013.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

DISSEOLINO

      Após ocupado com outros assuntos, eis que volto à minha incorrigível e inevitável mania de explicar palavras que a primeira vista nos parecem obcenas, porém se as consultarmos "aureliânicamente", logo veremos a razão.
      Temos hoje a palavra "CHIRIPENTO" -que nada mais é que aquele que tem sorte no jogo. 
      Ex.: Ele é tão chiripento, que acertou sozinho a mega-sena.
         

O QUE ELES TÊM QUE NÓS NÃO TEMOS ?


       Terça-feira ao descer no Terminal Rodoviário de Castanhal, um sujeito   entregou-me um pequeno jornal. Continuei caminhando e vi a manchete principal: " HOSPITAL REGIONAL VEM PARA CASTANHAL". 
    Já em casa com mais atenção,li o restante, dizendo que o governador Simão Jatene esteve naquela cidade participando da convenção do seu partido, o PSDB, quando em discurso assegurou que irá realmente construir esta casa de saúde naquele município. Castanhal que já possui bons hospitais e até uma unidade do IML. deve ser favorecido com mais este que será referência.
     Bom lembrar, que Sta. Izabel para passar a pertencer à Região Metropolitana de Belém, necessitou do empenho decisivo do deputado Márcio Miranda, que como se sabe é daquele município e infelizmente todo esforço fora em vão -sabendo-se que tivemos governadores que sempre foram contra a esta inclusão. Estes mesmos governantes, apenas nos meteram goela abaixo algumas penitenciárias, quer dizer, aquilo que não interssava ao "Município Modelo" e nem a outros, nossos políticos complacentemente aceitaram e hoje reclamam o "leite derramado", ao perderem inclusive o emprego.
      Todos sabem que aquele município ganhou um estádio municipal, através do coronel Jarbas Passarinho, quando Ministro da Cultura. Aqui queriam acabar com o estádinho do Izabelense (o único fechado) e praticamente ía-se exterminar uma tradição de 88 anos -em troca de um "shoping", que seria ali erguido, por alguns empresários. Sem falar nas inúmeras industrias que aqui poderiam se instalar e não o foram por incompetência política e outros fatores.
      Não precisa dizer que a nossa falta de representatividade junto aos governos infelizmente ainda é gritante, sendo portanto a chave do cruel e descabido subdesenvolvimento, com inúmeras necessidades  -e enquanto não mudarmos este sistema crônico e contraproducente, continuaremos apenas como meros dependentes e aceitando todo o lixo que os outros jamais aceitariam.
      Representar um povo, não é sentar na cadeira e fazer de contas, é lutar com habilidade em todos os sentidos, em busca da dignidade deste povo, é entregar-se de corpo e alma a esta causa, buscando incessantemente o  bem-estar dessa gente, através do progresso. 
   Se acaso não assim procedermos, continuaremos apenas como coadjuvantes no que se refere ao desenvolvimento dessa Região Nordeste do Pará, onde ainda estamos produzindo menos que quase todos os nossos vizinhos da RMB.
    O que os castanhalenses têm? É bairrismo, habilidade política, isto é, orgulho da terra onde nasceram. Só isto.
    

MARATONA E RECORDES

        Pode ser até que eu esteja enganado mas, o único lugar no Pará (ou talvez no Brasil) onde foi instalada uma agência da Caixa Econômica e logo fora desativada, foi aqui, em um município de 60 mil habitantes.
     Somente aqueles que necessitam desse órgão financeiro, é que sabem o quanto fez (e faz) falta .
     Na semana passada, precisei abrir uma conta para realizar um negócio e fui ao (único) centro lotérico local. Lá, depois de enfrentar uma imensa e descomunal fila, disseram-me que somente era possível nas Agências. Rumei para Castanhal. Ao pedir informação, orientaram-me que eu deveria tomar lugar numa (outra) fila daquelas que dobram quarteirão e, que nem adiantava, pois para abrir a tal conta o sistema estava desativado. 
      Em sendo assim, no dia seguinte me dirigi para Marituba e lá  fui cientificado que resolveria no centro lotérico. Alí, fizeram-me saber que eles ainda não tinham orientação como proceder sobre o meu caso e "possivelmente" no dia seguinte, dariam uma posição. Foi aí que percebi ter batido o meu próprio "recorde maratonista", mesmo depois de ter me aposentado como atleta.
      Somente aqueles que necessitam de uma instituição dessas, seja para receber benefícios, bolsas, pagar tributos ou abrir uma simples conta, é que sabem o quanto custou a sua desativação em nossa cidade.
      Mas, pelo menos, temos mais um "recorde" batido: o lugar onde este órgão abriu e fechou mais rápido.
      Agora o povo deve implorar, para que reabram também, o mais "rápido" possível.

terça-feira, 17 de julho de 2012

CÁLCULO "MAU TEMÁTICO"



      Partindo-se do princípio de que Sta. Izabel já teve entre 1934 e 2012 cerca de 20 prefeitos, considerando-se: eleitos,nomeados,tampões (de tampa) e outras modalidades do gênero. A partir dos anos 80 (aproximadamente), suas excelências começaram a "chiar" sobre heranças indesejáveis, isto é, cofres vazios e repletos de cobranças de toda sorte, deixadas por antecessores.Aí a coisa desandou, uma vez que já estava quase em ponto-morto).
    22 anos passados, o nosso atual gestor Marió, (que pensava ter arrumado a casa ainda no primeiro mandato), deparou-se agora (segundo ele) com um presente de grego deixado ainda pelo seu ex-colega Alderico, algo que sangra dos cofres públicos mais de 350 mil reais só de amortização, o que naturalmente pode afetar e dificultar qualquer gestão. Ora, o atual gestor tem apenas cinco meses de mandato, será que conseguirá saldar a tal dívida até dezembro? Torçamos também, para que ele tenha sanado todos os passivos herdados do Simão, caso contrário a "cantilena" vai continuar e, adeus esperança de desenvolvimento.
    A questão é: caso a dívida do predecessor de Marió (Simão), não foi saldada, (o que não almejamos naturalmente), lance mão da calculadora e responda: -Em que ano e quantos prefeitos ainda serão necessários para pagar nossa famigerada e injusta dívida -que infelizmente vem de administrações desordenadas e incompetentes, que nos legaram apenas o retrocesso, anos após anos?
    Caso você acerte, candidate-se a um " mau temático" ou a prefeito, daqui há 100 anos, porventura não venha a se abater antes, de tédio e "endividado", como a maioria dos izabelenses.
    

segunda-feira, 16 de julho de 2012

CARTUNLINO

                         PRAIA  INTERDITADA

DEMOCRÁTICA E POLITICAMENTE CORRETO


   
         Olhando-se a lista dos candidatos à vereança, com nomes meio esquisitos porém singelos -portanto a nossa cara. Logicamente que eles (os pleiteantes), escolheram a melhor identificação, para facilitar ao eleitor e garantir o voto.
    Misturando-se tudo, nos daria uma pequena "estória" mais ou menos assim:

    DADAL e LELÉ, parecem gostar de arriscar no "BINGO".
    A luta que promete, é entre HÉLIO COBRA x ZÉ LEÃO, porém se a coisa esquentar, chamem o CORONEL o TOTÓ ou o JORGE TUBARÃO.
     BERY e RODINHA darão um melhor "COLORIDO" ao pleito.
     NEGA GILDA e JUNHÃO DO CARAPARU talvez  apreciem o suco de BACURI, com PÃO DA MARAVILHA, no "BAIANO DO LANCHE".
     ZÉ TROVÃO e ZÉ DO BUMBO, têm tudo para fazer a campanha mais barulhenta dos últimos tempos, com a narração do JORGE LOCUTOR.
     Obviamente que todos querem o gol, porém a pelota pode bater no VALDECIR DO "TRAVESSÃO".
Tudo isso pode valer um único BORÓ.
     KEKOnfusão danada!
     Eleição é isso aí. BLAU!(quero dizer, tchau!).
     
     

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CARTUNLINO



    PRÓOOOOOOOXIMO !

POBRE LIGA

    Pelo Campeonato Intermunicipal Categoria Sub-17, a Liga Atlética Municipal Izabelense foi derrotada ontem à tarde no Abreuzão pela representação de Vigia por 2x1. 
    A Seleção local abriu o marcador com Geovan, em uma bela jogada, no primeiro tempo, mas os vigienses pressionaram e conseguiram igualar o marcador após um bate-rebate na área e Curió marcou contra. Na outra etapa os visitantes aproveitaram um contra-ataque e consolidaram a vitória
    Sta. Izabel se quiser prosseguir no certame tem que vencer Irituia (provavelmente domingo) naquela cidade. 
    Vigia teve um jogador expulso por desrespeito ao juiz, e notou-se um pequeno incidente entre torcedores, sendo logo sanado com a chegada de policiais, que foram acionados posteriormente, já que não se encontravam no estádio e o trabalho do árbitro fora bastante dificultado, por invasão de alguns torcedores visitantes, mais exaltados, que aproveitaram-se de um portão aberto e outros que jogavam bombas perto de alguns outros expectadores trazendo perigo de queimaduras. É naturalmente uma imprudência, realizar um jogo deses (de campeonato), sem solicitar a força pública.
    Outra nota decepcionante é que a Lami-Liga Atlética Municipal Izabelense, está disputando tal competição, graças ao esforço de três abnegados desportistas de determinados bairros, que conseguiram inclusive o material emprestado de uma certa agremiação.
    É lamentável e estremamente triste, o descaso da atual administração, com o nosso futebol, principalmente com as categorias de base.
   

DEU VERDÃO!


     O Palmeiras sagrou-se ontem Campeão da Copa Brasil versão 2012 empatando em 1x1 com Coritiba, em Curitiba. O time paulista carimbou o passaporte já no domingo, quando venceu o adversário por 2x0, em São Paulo.

   No prélio de ontem,  o Coxa saiu na frente, mas os comandados de Felipe Scolari, conseguiram igualar o marcador e festejaram a grande vitória.

domingo, 8 de julho de 2012

OS JOVENS E O FUTURO



      Creio que os cidadãos de bom senso sabem, por terem vivido ou por informações , que esta terra foi vítima de uma politicagem atróz, o que lhe condenou por vários anos à estagnação.
     Até a década de 70, ainda vivia-se o Período Ditatorial e o líder de todo aquele processo estagnativo (que era deputado estadual), aninhara-se na Arena e por esse motivo, o município era mais uma vez ignorado pelos militares, por não ceder aos caprichos do citado parlamentar, e elegia por algumas vezes, prefeitos do partido contrário, o MDB-Movimento Democrático Brasileiro -cujos gestores eram simplesmente desconsiderados pelo Regime, por motivos óbvios.
    Ora, se o município fora arruinado, refém de uma descaracterizada política por cerca de 40 anos, logicamente que seus efeitos perdurariam por longos anos, tal uma bomba de Hiroshima.
     Não há portanto necessidade de dizer, que isto afetou o nosso município de forma abrupta e cruel, destruindo toda a sua estrutura política, social e econômica e naturalmente acabava com o sonho de algumas gerações.
    Porém o município começava respirar depois do desastre, com Antonio Romão que conseguia uma certa abertura com o governador revolucionário Alacid Nunes, que cientificado das agruras perpetradas (pelo citado deputado), sendo este gestor atendido com alguns recursos, no fim dos anos 70.
     É verdade que se pode excetuar algum período, porém a maior parte desses 78 anos de existência, Sta. Izabel não contou com uma política (ou políticos) que tivessem a capacidade de trasformar, fazendo-nos  esquecer a tal politicalha, que naturalmente fora a causa de tudo isso.
     Hoje quando vemos um quadro que muito se assemelha ao de outrora,onde as instituições enfraquecem-se, tornando-se presas fáceis a caprichos ou interesses e, um povo do outro lado, esperando por representantes e promessas, sem obter a resposta de melhorias, que seriam traduzidas na certeza de seu bem-estar, só pode nos entristecer .
    Não preciso dizer que minha geração,(bem como outras), fora tolhida e relegada ao menosprezo, apanhada que foi de surpresa, e a história existe para termos base à noções futuras. A nossa juventude aí está, para não deixar que voltemos a tempos tão degradantes, como tive a infelicidade de viver. 
   Acredita-se portanto, nesse número significativo de jovens, que se preparam para a vida e uma vez preparados erguerão esta bandeira, a um pleno futuro, aniquilando assim, a incompetência política,que infelizmente ainda reina em nossa querida Sta. Izabel.
     

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SALVE O CORINTHIANS !

                  
             CAMPEÃO  DA  LIBERTADORES
                                      -2012-
          

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O VELHO LEÃO


     É evidente que qualquer grupo que esteja no poder, sinta-se orgulhoso em eleger seu sucessor, em todo lugar do mundo, usa-se esse estratagema, mesmo com governos pífios,ou que se mantiveram abaixo da crítica.Acordos esquisitos, conchavos, traições, desconsiderações, tudo é válido para que facções se mantenham no comando das ações de forma sucessiva e duradoura.
  Em nosso município (que não poderia fugir à regra) temos oito anos consecutivos de um governo, que apesar de ter conseguido enxugar a máquina administrativa, não demonstrou  (ou não o deixaram) avançar com programas substanciais e significativos que viessem realmente alavancar o nosso pleno desenvolvimento.
   Chegada a hora de apontar um substituto,e não contar com fortes nomes ao seu redor, Marió Kato não teve dúvidas em escolher o herdeiro do Grupo Americano,Evandro, em última instância. Outra tarefa não menos difícil, era fazer com que o povo conhecesse seu candidato, porém contratou-se alguns "experts" marqueteiros e outros que se dispuseram a ajudar na desafiante empreitada e a luta continua.
    Do outro lado do "ringue", um velho batalhador que por mais de 40 anos luta pela saúde de um povo e que já exerceu relevantes serviços na Câmara Municipal enquanto vereador,chamado Gilberto e talvez o único que dispense maiores apresentações, constituindo-se em um adversário à altura, para enfrentar o atual e fortíssimo grupo situacionista.
    Depois de um longo silêncio, em sua convenção,no Casarão da Saudade,o velho leão.saiu carregado nos braços do povo.    

GRANDE FESTA NÃO DIVULGADA



        De repente, tudo aqui nos parece sem muita importância. Começando pelo aniversário do Município, onde já presenciamos: alvorada com banda de música, Feira Cultural,desfile, concursos, torneios esportivos etc...etc..Agora o círio em homenagem à nossa Padroeira. 
    Confesso que li um grande jornal paraense e não vi uma só linha que fizesse pequena referência e nem na televisão um só momento que aparecesse um único registro sobre a festa maior dos católicios izabelenses.
   Até pensei que pelo clima eleitoral, tivéssemos muitos candidatos a acenar ao público, demontrando profissão de fé -já que o momento era propicialíssimo.
    É de se estranhar, pelo fato de, até pequenos vilarejos, aparecem na mídia e nós, um município com 60 mil habitantes, em uma festa da importância e magnitude como estas, nada se divulgue, portanto nada se registre -levando-nos até a duvidosa impressão de que aqui não houve nenhuma manifestação religiosa no domingo (01 de julho). 
     Os fiéis fizeram a sua parte, comparecendo em massa, penitenciando-se (literalmente), em ruas malcuidadas e incompatíveis para comportar um trajeto de grande público.
    A quem atribuir a culpa: -À falta de recursos, ou ao descaso administrativo?
     

terça-feira, 3 de julho de 2012

REMINISCÊNCIAS


   A foto é da turma de Educação Artística-Artes Plásticas. A maioria ingressou comigo na UFPa em 95, uns poucos porém, nos acompanaharam, por já estarem cursando, ou transferidos de outras universidades. 
   Infelizmente não tive o prazer de concluir o significativo grau, por fatores adversos, interrompendo meus estudos, no quinto semestre.
   Todavia registro minha satisfação em ter feito parte de um grupo tão amigo quão talentoso, do qual jamais esquecerei.
    

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CÍRIO 2012

A
A bem ornamentada berlinda da Virgem e a massa de fiéis
Representação viva da Santa
Os cavaleiros

     Um número expressivo de romeiros acompanhou ontem (domindo 01/07), a prossição em homenagem à Rainha Sta. Izabel, nossa Padroeira.
   Saindo  do Colégio Antonio Lemos às 8h e percorrendo por algumas ruas e avenidas da cidade, o cortejo seguiu ao som dos hinos sacros, muitos fogos e uma corrente de fiéis que cantavam e davam vivas com bastante entusiasmo à Gloriosa Santa -quando chamava atenção a berlinda ricamente ornamentada, com lindíssimas flores.
   Muitos penitentes e promesseiros, comungavam da mesma fé, juntamente com aqueles que preferiram apreciar a passagem da berlinda ao longo das artérias,nas praças ou em frente às suas residências -onde saudavam de igual maneira a Virgem Santa. Também um grupo de crianças com vestes de anjos e cavaleiros motados em belos animais, davam um toque especial à romaria.
    Apesar do intenso calor, os romeiros demonstravam alegria e muito vigor ao chegar à Praça da Matriz por volta das 11h. 
    Nossos parabens portanto, ao pároco Roosevelt, seus auxiliares e toda a comunidade católica izabelense.