domingo, 23 de setembro de 2012

EXEMPLOS RELEGADOS


    Concordo que toda pessoa tenha a vontade e o direito de servir ao berço onde veio ao mundo. 
   Lembro-me de minha geração que nascera num momento de um perverso sistema político aqui adotado, onde ou se obedecia ao "rei", ou ficava-se calado.Quantas perseguições, quantos constragimentos, quantas injustiças vimos, tudo em nome da ganância, materializada na permanência e sede ao poder. Infelizmente muitos, uma vez investidos em altos cargos, não conseguem  livrar-se desse comportamento, -em muitos casos, excessivo.Exemplos não nos têm faltado como os senhores: Jaime Brito, Carlinho Cancela e por fim, o outro vice-prefeito Keko, que foram sumária e inapelavelmente destituidos de suas funções.
     Aquela época, nossos jovens não tinham opção para continuar seus estudos, após concluir o curso primário no hoje centenário Sílvio Nascimento e o Colégio Antonio Lemos, admitia somente o sexo feminino e mesmo assim, órfãs. Talvez por esse motivo, apenas pessoas de mais idade é que eram convidadas a participar do processo político, seja para vereador ou para o executivo.Como naquela época eram poucos os partidos, nos fazia crer, que existia mais fidelidade, compromisso e até mesmo honradez e convicção  em termos dos ideais daquela gente. Pessoas comuns e idosas sim, porém detentoras de uma dignidade sem par, onde assistimos debates num Legislativo que jamais se deixou influenciar, redundando em cassações e até renúncias, pelo bem do decoro da transparência e da probidade administrativa -muitos desses homens públicos, ajudaram a aniquilar já nos anos 70, uma farsa "coronelista", responsável pelo retrocesso deste município, que ainda hoje sentimos os efeitos.
      Quem viveu aquela época, é testemunha do legado que nos fora deixado, por tantos que serviram a esta terra, portanto um exemplo de dignidade, amor e sentimento municipalista.
       Infelizmente os anos parecem ter concorrido para que tudo isso fosse gradativamente se ocultando,onde os ideais são permutados pela avidez ao poder, o compromisso cedeu ao compadrio, os debates perderam a voz, onde alguns jovens pensando em "servir", preferem o caminho da imprudência do incitamento e da discórdia pela discórdia  -tão deprimente quão condenável.
      Seria muito triste, se todos passassem isto, para seus filhos e netos. Logicamente que não justificaria nossa passagem pela vida terrena.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário