segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PROGRESSO

        Assistindo parte de uma reportagem domingo (25), em um canal de TV paraense, sobre o município de Redenção, confesso ter ficado impressionado, senão pasmado.
      Segundo o atual gestor, ele recebeu a prefeitura com uma dívida de mais de 60 milhões de reais e por conta disso, não tem recebido os aportes financeiros regulares, para melhorar sua administração e ainda tem que pagar a famigerada "herança maldita", da gestão passada.
     Apesar disso, o documentário que é rico em filmagem , apresenta inúmeras ruas e prédios públicos bem cuidados, além de máquinas e operários trabalhando em calçamento, pavimentação asfáltica e saneamento. Também foi mostrado um hospital em um prédio moderno e bem equipado e que segundo o gestor, atende ainda a outros municípios das proximidades.
      Indagado pelo repórter, de como ele conseguia fazer aquilo tudo e ainda pagar dívidas passadas, ele foi enfático: "Economizando e com a colaboração dos servidores".
     Para se ter uma ideia, o município de Redenção está situado a quase 500 km de nossa capital, ainda não completou 30 anos de fundação e possui cerca de 75 mil habitantes. Sua economia baseia-se em um comércio forte e crescente, além da pecuária.
    O gestor aparentando uns 40 anos de idade, e residir na cidade, nos pareceu bastante modesto sobre o segredo do seu sucesso.
    Isto significa: planejamento, competência, visão administrativa e vivência no seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário