quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NOSSA HISTÓRIA NOSSA GENTE

 GUILHERME MÁRTIRES
          
  Aqui chegou nos anos 50, convidado pelo então político da época, Antônio Pinheiro dos Santos, tendo participado efetivamente de algumas campanhas.
       Guilherme era natural de Bragança, de uma família tradicional, cujos pais eram Francisco Idelfonso dos Santos Mártires e Raimunda Sarmento Mártires, tendo nascido em 11 de fevereiro de 1926. 
      Após alguns anos  em nossa cidade, veio a conhecer a professora Lucimar, que também aqui se radicara e com quem casara, tendo oito filhos.
      Dentre outros cursos, ele possuía o de Administração de Empresas(TWI) e dedicou-se ao ensino, tendo lecionado Educação Moral e Cívica, Contabilidade Comercial, no Colégio Fênix Caixeral em Belém e no Pe. Marcos Schawalder em Sta. Izabel.
      Ocupou em sua vida pública vários cargos, inclusive como Secretário Efetivo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Bem como, era detentor de inúmeros títulos como: Cidadão Honorário de Sta. Izabel, Sócio Fundador do Rotary Clube Izabelense, bem como, do Clube Dramático Recreativo e Beneficente Thalia.
      Por volta dos anos 60, ele foi candidato a deputado estadual, porém não logrou êxito, diante da forte influência da corrente "vitista" na época.
      Este grande izabelense de coração, que tantos serviços aqui prestou, principalmente à Educação, veio a falecer em 21 de junho de 1976, em nossa Capital, vitimado por um derrame.
        
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário