sábado, 30 de julho de 2011

NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA

Nestor Herculano Ferreira , nascido em Belém do Pará na av. Gentil Bitencourt, no dia 25 de setembro de 1906. O fato de se pensar que ele era maranhense, sempre explicava que seus pais, Querino Ferreira e Maria José Ferreira, transferiram-se para aquele Estado juntamente com a família, quando Nestor ainda era de colo. Na Capital São Luis onde ele passou boa parte de sua juventude trabalhou em alguns órgãos do Estado, foi lá também que contraiu matrimônio com a primeira esposa dona Rosaltina Ferreira, que era maranhense.
Tempo depois Nestor decidiu voltar para o Pará , onde trabalhou por algum tempo na empresa "O Sol Nasce Para Todos", na av. Gov. José Malcher. Em 1940 fora escolhido para trabalhar no censo demográfico daquela década, justamente em Sta. Izabel. Após encerrado o trabalho, fora convidado pelo então prefeito municipal Carlos Damous, para permanecer, quando veio ocupar o cargo de professor da Escola Noturna Carlos Nascimento. Depois trabalhou como fiscal arrecadador da Força e Luz e após passar por outros cargos, chegou a tesoureiro, funçao pela qual se oposentou.

Nestor por ser um eterno amante das artes, tornou-se sócio do Clube Dramático Recreativo e Beneficente Thalia, onde trabalhou com thalianos históricos, tendo sido presidente por várias vezes desta agremiação filantrópica. Durante a sua gestão , foi um dos últimos a cumprir regiamente os estatutos e manter viva a tradição do clube com peças teatrais, bem como, preservando todas as festas tradicionais como: Caranaval, Festas das Flores, Quadra Junina e o memorável Reveillon. Também foi o criador do famoso bloco carnavalesco "Thalianos da Folia", organizando inclusive o dos "Marujos".
Nestor sempre foi dado às letras e transformou-se em um dos maiores pesquisadores da história deste município. è tanto que produziu e publicou juntamente com o amigo Pergentino Moura a "História do Município de Sta. izabel", bem como, as obras de sua autoria" Bicholândia e "Uma Janela Para a História". Foi inclusive um dos fundadores do Rotary Club na cidade.
Em 1967 foi eleito prefeito de Sta. Izabel,pela a ARENA, (partido Revolução de 64) quando executou um excelente e honroso mandato -apesar de sofrer pressões e descaso de um deputado da terra, realizou obras importantes, sendo que umas que estavam em seu projeto que eram: o ramal Transamericano e o prédio da Câmara Municipal, não foi possível realizar.
Com sua variada biblioteca Nestor era um verdadeiro orientador de inúmeros estudantes que o procuravam aos quais atendia com atenção e cordialidade.
Depois de uma vida dedicada a este município, que o recebeu de braços abertos no início dos anos 40, Nestor deixava a vida terrena, logo ao completar 100 anos, quando teve uma multidão de parentes e amigos a acompanhá-lo á última morada, em reconhecimento por tudo que realizou para Sta. izabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário