sábado, 30 de julho de 2011

IZABELENSE : UM PATRIMÔNIO A EXPANDIR

Fora exatamente em 26 de Abril de 1924, que um grupo de amigos (peladeiros), resolveu fundar na então vila de Sta. Izabel, o primeiro clube oficializado. A ideia partira do cametaense recém chegado Manoel Ernestino da Silva, o mestre Silva, que falecera em setembro de 1999.
A novel agremiação sempre teve como lema: a lisura entre os diretores, o companheirismo e o orgulho de seus valorosos atletas em defender o bom nome esportivo da terra -o que prolongou-se até os anos 90 entre a fase amadorista e profissional.
Este clube mesmo como recreativo, sempre se constituiu como uma das maiores forças do interior e um dos mais respeitados da região nordeste-paraense , onde craques como: os arqueiros Célio, Quirica e Cacareco; os zagueiros Padeirinho, Orlando Santana, Jau, João Mulato, Tarzan, Vicente,Jurandir, Edmilson, Formiga, Pipira e Chico; os apoiadores, Edmundo,Walter, Osvaldino, Neves, Ratinho e Pipio; os atacantes, Bira, Peixe, Ceará, Duca, Orivaldo, Quarentinha (o do Botafogo), Orlandino, Lola , Zé Campos, Alderico, entre outros que marcaram época entre as décadas de 50 e 60.
Merecem destaque também, figuras como: Manoel Souto, Bento Lima, Duca Sapateiro,Otacílio Sena, Victor Paz, Profº Domingos, Graciano Brito, Pedro Mendonça e muitos outros que empunharam com amor o pavilhão alvi-rubro durante anos. Um dos presidentes que muito realizou fora José Pedro de Almeida Campos (Coletor Federal), que iniciou o muro do estádio e o portão central no início dos anos 60, com a juda dos atletas e do comércio local. Também Edilson Abreu, dava continuidade a esta obra, transformando o gramado em um dos melhores do Estado , executando várias benfeitorias no interior da praça de esportes, quando ainda conseguiu montar uma equipe supra-competitiva e levava o nosso Vermelhão a disputar o Certame Paraense, tendo chegado às finais (com Paysandu) em 81, dando-lhe condições de disputar o Brasileirão ( Taça de Bronze). Vale aqui também uma menção, ao luzitano Antônio Simão que preparou uma forte equipe nos anos 90, ainda chegando as primeiras colocações do Parazão, vindo a disputar a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.
A partir daí, com a ausência desses grandes baluartes, o clube caia em declínio e sem comando, fora ocupado por elementos inescrupulosos e alheios ao seu quadro de beneméritos, que o exploraram como propridade particular (entre 2000 e 2006), deixando além do estádio dilapidado, dívidas com entidades, configurando em uma vergonha para tantos anos de glórias e dedicação protagonizadas por verdadeiros e idealistas Atleticanos.
Embora se respeite a força de vontade da diretoria atual,na pessoa do desportista Nilson Sólon , faz-se necessário uma maior divulgação do clube, com atividade constante da equipe de futebol e lutar para conseguir a sede do clube, que através de promoções, pode-se trazer um número significativo de simpatizantes para a sua real sustentação.
Enfim, fata-nos um pouco mais de garra e amor como demonstraram os vultos do passado, para que o nosso Atlético Clube Izabelense volte as suas reais tradições, de glórias e triunfos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário