sexta-feira, 24 de maio de 2013

O INVESTIMENTO NUNCA PLANEJADO


      Observando-se distantes, e mais recentes fases administrativas do município, chega-se à conclusão que infelizmente, não se verificou avanços significativos no campo produtivo e econônomico. Apesar de sabermos da insistência de batermos na mesma tecla, é insofismável (para não dizermos invejável), o repentino crescimento de cidades vizinhas, que há cerca de 20 anos atrás, não apresentavam a desenvoltura atual, principalmente no tocante aumento de produtividade e renda. 
    Particularmente entre nós, fazendo-se uma avaliação, embora superficial, é fácil verificar que os poucos gestores que demonstraram possuir um plano diferenciado e progressista, foram desmotivados por ausência de um apoio nas esferas mais altas e  mais precisamente por falta de um elo na Câmara Estadual, que representasse este município com coerência, habilidade política e compromisso. 
    Hoje, uma grande maioria de ex-gestores, avaliam e enaltecem suas administrações, dessa maneira: construção ou reforma de escola,  recuperação de ruas ,  ramais e pontes, aquisição de áreas para bairros, construção de praça, extensão hidráulica e o mais usual, tantos quilômetros de asfalto.
    Seríamos incoerentes ou injustos, se sustentássemos que tais obras , não tiveram utilidade. Porém o que não se  pensou, foi  como preparar este município (hoje com mais de 60 mil habitantes), para um futuro promissor,  insistindo-se e buscando-se forças no seu desenvolvimento sustentável, isto é, atraindo capitais e mais investimentos para o seu mais rápido crescimento -quando todos sabemos que as indústrias que hoje possuímos, ainda são insuficientes.
     Conversei certa vez, com um antigo ex-gestor (três vezes à frente da comuna), a este respeito, ele concordou, me dizendo: "Realmente isto não foi pensado!" 
     Mas é claro, cada um faz sua análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário