Ratinho em 2007 |
Nesta linha atacante: Alderico,Ratinho.Orlandino,Pipio e Lola |
Quem acompanhou o nosso futebol no início dos anos 60, deve lembrar-se de um jovem esguio e moreno, àquela altura com seus 18 anos de idade, que acabara de ingressar no A.C. Izabelense. Seu nome: José Luiz da Costa Faro, ou Ratinho como era popularmente conhecido. Nasceu em nossa cidade em 18 de setembro de 1948, sendo filho do casal Luiz Ferreira Faro e D. Helena da Costa Faro.
Iniciamos nossa entrevista perguntando-lhe o porquê do apelido. Ele disse que quando garoto, costumava nadar muito rápido por baixo d`água no Igarapé do Jordão e em outros às proximidades,aí os colegas começaram lhe chamar "Rato D`àgua" e deu no que deu. Acrescentou que começou a jogar futebol num campinho improvisado ao lado da Matriz, onde é hoje a Praça do Expedicionário, com a garotada da redondeza. Quando já estava mais "taludinho", fora levado pelo saudoso Mestre Silva (eterno Izabelense e seu vizinho), para treinar no Vermelhão. Depois de ter atuado no quadro aspirante por algum tempo como lateral-esquerdo, fora guindado ao quadro principal e, com a falta de um meio-campista, passou a jogar nesta posição, ao lado do saudoso Osvaldino, com quem formou um respeitado setor de armação, se firmando por vários anos e em cuja função encerrou sua brilhante carreira.
Zé Luiz, ou Ratinho, continuando o bate-papo, citou nomes de grendes atletas com quem teve o privilégio de atuar,como: Cacareco, Edmilson, Jurandir, Chico, Osvaldino,Formiga,Alderico,Orlandino, Lola,Pipio, Canhoto, entre outros.
Ratinho tinha como características: o domínio de bola, a precisão no passe e o forte arremesso a gol, que concretizava sempre de fora da área. Disse da saudade que sentia da época, onde: "Se jogava pelo suor" -assegurou. Ratinho inclusive se orgulha de vestido apenas duas camisas: do Vermelhão e da Seleção Izabelense. Também elogiou o trabalho abnegado do saudoso Manoel Silva e José Pedro de Almeida Campos , dois grandes baluartes do Iza em todos todos os tempos. Ratinho também não escondeu suas preferências clubísticas: Izabelense,Paysandu,Fluminense e Santos.
Qundo realizamos esta entrevista com este grande craque do passado, foi através do extinto Jornal Izabelense, em abril de 2000. e este velho companheiro estava com 52 anos, já aponsentado da Prefeitura Municipal de Belém, quando conversamos à margem do Rio Caraparu, em um belo domingo de sol.
Sempre boa praça, Ratinho reside na Capital, porém de vez em quando vem à terrinha (onde a família preservou a casa até hoje, junto aos Correios), para matar saudades e rever a turma que ainda está por aí.
Felicidades portanto, a esse velho companheiro de "guerra" e aos seus familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário