quinta-feira, 28 de março de 2013

COMO SE DESENVOLVEU UM MUNICÍPIO

As imagens são testemunhos vivos

     Faz uns 10 anos que reencontrei um velho conhecido de longas datas, ele, nos anos 60, juntamente com o pai e um irmão, foram dedicados agentes da Polícia Rodoviária Estadual. Apesar de morarmos no mesmo bairro em nossa Capital, não tínhamos contato, talvez pelos afazeres da vida. Porém eu tinha notícias de que ele, anos depois, tornou-se prefeito em um município próximo. 
   Neste encontro meramente casual, mas que durou quase 1 hora,ele perguntou-me por Sta. Izabel, e pelo ex-colega Alderico Miranda, que foram eleitos em 1973, pelos seus respectivos municípios. 
     O meu velho amigo, fez questão de me colocar a par, da sua luta titânica para administrar o seu município, uma vez que o recebera em uma situação deplorável e falimentar  -porém com um tom de orgulho e satisfação, esclareu-me suas vitórias e a sensação de muito ter contribuído, para o progresso do município que administrou até 1976 (apenas 4 anos).
     Dentre as inúmeras providências e realizações, ele sitava como principais: oficializar os limites com o município contíguo  -sendo, segundo ele, uma luta quase desigual, porém conseguiu vencê-la. Após sanada esta questão, contatou com várias empresas de construção imobiliária e as convidou para implantarem seus projetos residencias em seu território, facilitando-lhes o máximo possível. Outro grande trunfo seu, foi desapropriar uma área de 2 x 2km  em um bairro próximo, e depois de extruturá-la totalmente, motivou vários industriais da localidade,bem como. da Capital e entregou-lhes todos os lotes da referida área, implantando o primeiro setor industrial do lugar -além de ainda ter consignado lotes extras ,para várias atividades comerciais e serviços, tal era a demanda.
      Agora faço questão de identificar este cidadão, que creio ainda estar vivo, para confirmar esta verdadeira façanha, em um município que na época, era menos desenvolvido que o nosso. Chama-se Luiz Otávio Branco, sendo um homem simples, comunicativo e boa praça. O município é Ananindeua, fundado em 1944, hoje com uma população em torno de 450 mil habitantes, um PIB de R$ 3milhões e renda per capita de R$ 6mil -possuidor da segunda maior área resendencial, um diversificado parque industrial, um comércio e serviços crescentes, constituindo-se na segunda cidade mais importante da RMB.
    Quanto a nós ... a história fala por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário