segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COPA DO MUNDO DE 1950


Em pé,da esquerda para a direita: Barbosa,Augusto, Danilo,Juvenal,Bauer e Bigode; agachados: Friaça,Zizinho Ademir, Jair e Chico.
    Dei uma parada com relação as Copas, mas estou retomando o fio da meada. Para situar melhor o leitor, lembro-me que parei na Copa de 38 realizada na França. Em 42 e 46 não tivemos a sequência desse Torneio em função da Segunda Grande Guerra Mundial. Então em 1950 a competição volta à América do Sul e o pais escolhido foi o Brasil. O Maracanã  fora construído exclusivamente para esta grande festa esportiva e mesmo assim, não foi totalmente concluído,sendo considerado o maior do mundo à época.
   Participaram das eliminatórias 34 países, dos quais 13 habilitaram-se a disputar a Taça Jules Rimet. As seleções aprovadas foram: Bolívia,Brasil,Chile,Espanha,Estados Unidos,Inglaterra,Itália,Iugoslávia, México,Suécia,Suiça,Paraguai e Uruguai.
   Em 22 jogos foram marcados 88 gols, média de 4 tentos por partida.
   Jogos do Brasil: Brasil 7x1 Suécia  (estreia);Brasil 6x1Espanha; Brasil 1x2 Uruguai ,(fianal) no dia 16 de Julho, no Maracanã diante 174 mil torcedores. O nosso Selecionado jogou com: Barbosa,Augusto e Juvenal; Bauer,Danilo e Bigode; Friaça (autor do gol),Zizinho,Ademir, Jair e Chico.
    Considerou-se a maior tragédia esportiva brasileira, quando a imprensa cognominou de "Maracanaço". Moacir Barbosa ,o goleiro Barbosa, juntamente com o médio Bigode, foram considerados culpados pelo revés.Nossa Seleção era a base do Vasco da Gama e 8 jogadores cruzmaltinos participaram dessa final. A decepção foi tão grande que houve até morte de torcedores logo ao término da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário