quinta-feira, 31 de maio de 2012

NÓS SOMOS IZABELENSE ...



       É possível que Sta. Izabel esteja incluído, entre os municípios paraenses que menos se desnvolveram nos últimos  15 anos.
       Depois da descabivel e vergonhosa "administração" de Antonio Simão entre 2001 a 2004  , que deixou, diga-se de antemão, um "pacotaço" de dúvidas, embaraços e dívidas ao novel (ou estreante em política) Marió,este, levou mais de dois anos de seu primeiro mandato, para proferir a frase antológica e bem ao estilo (talvez) oriental: "A Casa está arrumada". Cuja frase, não foi aproveitada  por Edilson Abreu, que poderia tê-la repetido por duas vezes , ao receber o município do comapanheiro Alderico, à beira de um colapso. Portanto, 1x0 pro nissei. Edilson porém, passou (ou não?) à história, pelo trabalho em nome do esporte e por jamais ter deixado passar em branco a data natalícia do município, com direito a Feira Cultural e tudo o mais. 
      Entrementes (obrigado Bruno), neste mês de maio que se finda , via-se em alguns pontos da cidade, out doors que anunciavam os 24 anos (vejam bem, 24 anos!) do município de Paragominas, há mais de 500 km da Capital, cuja peça publicitária, nos dava uma noção de como progrediu aquele município em pouco mais de duas décadas.
     Este novíssimo município, para quem não conhece, tem sua economia baseada na pecuária,uma forte agricultura, um comércio promissor, além de uma urbanização que deixa muita gente (digo cidade) no chinelo, com seu belo Parque  Ambiental, talvez o mais bonito e bem tratado da Região.
     Quando se olha aquela diferença toda, e se vê que aqui não temos indústrias suficientes; temos que incentivar o gado leiteiro ; ainda não pensamos em ter uma expansão da fruticultura, industrializando-a; não temos perspectiva de quando começaremos a dar valor ao nosso turismo; não temos condições de tornar nosso trânsito menos "pecuniário" e mais seguro e com menos mortos; enquanto pensarmos em apenas abrir ruas e bairros, sem nos importar com a sua infraestrutura; enquanto realmente não tivermos o elemento humano com capacitação, para planejar algo racional e exequível, com basa na nossa potencialidade natural ; enquanto não pensarmos em "oposentar"  políticos carreiristas e os sanguessugas afins, que infestam e são verdaeiros pesos mortos, para a municipalidade ; enfim, enquanto não tivermos verdeiros representantes, aqui, no cenário político paraense e brasileiro, continuaremos a apenas admirar o crescimento alheio.
      Porém de uma coisa temos certeza: se nos conscientizarmos de tudo isso, poderemos juntos, dar a volta por cima, construindo um município progressista e seremos um povo radiante, nesta Região Metropolitana, e respeitados pela classe política lá de fora, para que não nos vejam apenas como se fóssemos verdadeiros "gecas". 
     E assim, esta gente poderá amanhã bater no peito e bradar com todo orgulho e toda força dos pulmões, sem nunca mais, sermos reticentes neste sentido : NÓS SOMOS IZABELENSES, PORRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário