quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

OUTDOOR DESABA SOBRE VEÍCULOS

Os carros atingidos e populares assistem

     Nesta manhã (28/2) por volta das 11h 50,  uma chuva forte  com bastante vento, provocou o desabamento de parte de um outdoor, na entrada da Rua João Pessoa com a Av. Pedro Constantino, (ao lado do Colégio Conexão), cuja placa de propaganda, projetou-se sobre dois veículos alí estacionados. Apesar do horário de saída dos alunos daquele estabelecimento, ninguém foi atingido, apenas registrou-se danos nos veículos, sendo um da empresa OrtoLife e o outro de uma professora daquele colégio.
     Sugere-se uma boa revisão na estrutura dessas placas publicitárias como prevensão.,

      Prevenir é sempre melhor.  

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

IGREJA: MOMENTO DELICADO.

Bento XVI, tristeza expressa

    Após o pedido de renúncia do papa Bento XVI, há dias atrás , o mundo voltou-se para o Vaticano com várias indagações, onde se incluiam: a sua idade avançada, enfermidade, entre outras dúvidas. Agora passado mais o período apreensivo, a mídia nos trás algumas razões -por sinal incríveis- que levaram aquele pontíficie solicitar seu afastamento do cargo. 
    Segundo investigações solicitadas por Bento XVI, foram constatadas práticas condenáveis à sua volta, que  mancham de forma absurda o nome e a tradição da Igreja Católica, com atos de sexo, roubo e chantagem.
    Sinceramente, é triste e lamentável.

DITO E ESCRITO


   " Ele já se preocupa mais em aparecer na mídia que em jogar para o time."

    Frase segundo a revista Veja (semana pássada), dita pelo Pelé, referindo-se ao baixo rendimento do craque Neymar, no Santos.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

C A R T U N L I N O ( L I T E R A L M E N T E )


      Na semana que passou, foi amplamente divulgado na imprensa, o caso de alguns frigoríficos na Europa, que estariam exportando carne de cavalo como se fosse de boi. O referido produto geralmente moído e utilizado na feitura de hamburgueres,lasanhas dentre outros pratos, após descoberto o logro, comprovado através de DNA, agora as referidas indústrias estão sendo alvo de ações na Justiça.
     Sabe-se porém através de pesquisas, que em Verona, na Itália, talvez seja um dos poucos lugares no mundo, que se pode pedir um verdadeiro "bife a cavalo", pois faz parte do cardápio veronês, desde o século V.
     Agora como já sabemos, e quando quisermos um "Bife Cavalar", é só irmos a Verona.  

FRANGÃO: NOVA ÁREA E NOVA VIDA

Izabelense Campeão Sub-20, em 2010 e o nosso Mascote

    O sócio benemérito do A.C Izabelense, Orlando Lino, dentro em dias apresentará aos outros oito benemerentes do clube, um documento reivindicativo, que após o aprove-se destes, será encaminhado à Presidência da Câmara Municipal, cujo ofício diz respeito à reincorporação ao patrimônio da agremiação, uma faixa de terra medindo 8m de largura por 99 m de extensão, na atual Rua Cap. Noé de Carvalho.
    Trata-se de uma área de terra cedida sem ônus à Prefeitura Municipal nos anos 60, cuja faixa (8 m), pode ser reincorporada ao patrimônio do clube, sem prejuízo da artéria que ficará com 10 m de largura, isto é, no perímetro da Av. Pedro Constantino à Trav. José Amâncio, cujo documento será acompanhado de um croqui
     Também este benemérito recebeu com satisfação (embora verbalmente), a afirmação de um vereador e aficionado desportista da terra, que deseja ocupar a presidência do nosso Alvi-Rubro e que inclusive contará com outro edil, que já manifestou a mesma intensão.
     Afinal um Clube que completará 90 anos em 2014, merece nosso apreço e redobrado esforço para que volte a ser uma agremiação forte sócio e esportivamente e saia dessa condição vexatória e destrutiva, a qual alguns alienados, insistem ridicularmente em preservá-la.    

sábado, 23 de fevereiro de 2013

AVANÇAR MESMO QUE TARDIAMENTE


      As pessoas que assistiram as décadas de 50 e 70, são testemunhas do retrocesso político por que passou o nosso município, fator decisivo que causou o subdesenvolvimento que nos aflige até os dias atuais. O fato é que Sta. Izabel fora dominado por um grupo de alienados, cujo líder, mais lhe interessava eleger-se deputado estadual (o que conseguiu por cinco vezes), do que trazer melhores dias para o povo izabelense e apenas perdeu essa hegemonia, quando a nossa gente pressentiu as mazelas desta politicalha e a flagrante decadência do município. Foram cerca de 20 anos de retroação, face uma política sem perspectiva, sem visar o progresso, onde apenas se repetiam no poder, os aliados do tal deputado. O resultado não poderia ser outro, restou o descompasso e o amargor de um dos municípios que menos se desenvolveu naquelas intolerantes décadas.
     Chegamos ao terceiro milênio, porém ainda com um crescimento muito aquém de nossas necessidades e bastante longe de municípios como Castanhal e outros, para falarmos apenas aqui em nossa região. 
     Nos últimos doze anos, o povo apostou nos gestores e legisladores, que infelizmente não deram as respostas esperadas a esta população, que cresce a cada dia e clama por melhores condições de vida.
     Como temos apenas cerca de 60 dias de atuação dos novos governantes, o povo aguarda ansiosamente o início de novas e promissoras ações, no sentido de movimentar esta terra rumo ao progresso -mesmo que tardiamente, temos certeza que este é o desejo da maioria esmagadora, que votou optando por mudanças.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

C A R T U N L I N O (ECOS PÓS CAMPANHA)




ADEUS AO COMPANHEIRO MÁRIO


      Recebi com surpresa a notícia do falecimento do amigo Mário França. Ele que era funcionário municipal e prestara por muitos anos, serviços junto à Secretaria de Saúde, chegando a ocupar a diretoria daquele órgão. 
    Que Deus conforte seus familiares, neste momento de dor e ilumine a alma deste amigo. 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TRABALHO PROVEITOSO, PORÉM INGLÓRIO

Uma representação do A.C. Izabelense Sub-17, em 2010 e Renato (bem à direita)


       Poucos conhecem (ou até mesmo reconhecem) o trabalho abnegado do desportista Renato Cláudio no A.C. Izabelense.
     Trata-se de um cidadão radicado em nossa terra e por gostar de futebol e mais exatamente do nosso Frangão da Estrada, não mede esforços para orientar a rapaziada da base, e assim garantir que o clube dispute os certames das categorias Sub-17 e Sub-20, promovidos pela Federação Paraense de Futebol a cada temporada.
     Todos os anos lá está ele convidando e selecionando futuros atletas, quando ele próprio aproveita uma "brecha" de horário no campo do Frangão e dedica boa parte de seu tempo, para formar novos valores -muito embora saiba, que não serão aproveitados no próprio clube, que não opta por essa política ou política alguma.
      São jogadores que ele mesmo descobre ou através de informações, consegue montar equipes que não têm feito vergonha às cores Alvirrubras e nem tampouco ao futebol izabelense.
      Infelizmente (ou felizmente), sua dedicação é infinitamente maior que a atual direção (será que tem?) do clube, que hoje atravessa sua pior fase existencial, sem que os verdadeiros e históricos Izabelenses ombreiem-se e de maneira digna, honrem o passado de tantos benfeitores do Clube, que por ali passaram.
     Renato trabalha em silêncio, praticamente sozinho e consegue manter uma equipe, representando o outrora Terror da Estrada, com a ajuda de terceiros aos quais recorre humildemente.
     Meus amigos, fazer futebol nesta terra (mesmo que amadoristicamente), torna-se cada vez mais difícil, haja vista que , o próprio município, há oito anos não participa do Campeonato Intermunicipal por exclusivo descaso da administração municipal que  passou.
     Olhando-se pelo prisma do mérito, este desportista que se chama Renato, merece no mínimo respeito e elogio popular e apupos àqueles que se omitem em lutar e elevar o esporte, principalmente o nosso decadente e inexpressivo futebol da atualidade.  

POBRE REGIÃO RICA

Igarapé Caraparu
Balneário Boa Vista
Balneário Porto de Minas

Igarapé do Itá
Igarapé do Carmo

      Para quem não sabe, Sta. Izabel é o segundo município mais antigo (79 anos) da Região Metropilitana de Belém, possui a segunda maior área territorial (717 km2) e, consequentemente uma extensa bacia hidrográfica acentuando-se na parte Sul, que se bem planejada, transformaria o município no mais atrativo, turisticamente falando, tamanha a aprasividade daquela região.
     Durante essas quase oito décadas de emancipação política, nunca tivemos administrações que realmente levassem em consideração esse potencial que a natureza nos presenteou, fazendo chegar até as mais altas esferas, o valor e a importância econômica que traria para o município, uma vez naruralmente, bem planejado e explorado.
     A Vila de Caraparu por sua tradição centenária, atrai todos os anos milhares de romeiros no seu Círio e fins de semana, mesmo com sua extrutura ainda bastante inadequada para receber tamanha aglomeração humana, falta-lhe desde saneamento, melhores pousadas, melhor acesso rodoviário, estacionamentos, enfim uma série de necessidades para que possa melhor atrair turistas mais exigentes.
     O Porto de Minas, que também consegue chamar a atenção pela beleza natural, apesar de ambiente privado, necessita de reformulação em vários aspectos e ainda tem contra si, bem à entrada, uma quase secular ponte caindo aos pedaços, e por ser atribuição do Estado, nemhuma administração pugnou para que esta seja construída em concreto armado, nunca passando de promessas não cumpridas, quando entram e saem Governadores no Estado. E um pouco antes na (PA-140), temos o balneário Boa Vista, que também é iniciativa particular, com uma "vista" realmente panorâmica, convida e acolhe muitos banhistas.
     Na parte Sul do município, temos mais quatro pontos atrativos, que se bem planejados, completariam este cabedal que possuímos, infelizmente ainda não vistos como fonte inesgotável de renda, que são os igarapés: Itá,São Francisco, Carmo e Tacajós, além de outros pouco conhecidos.
     É óbvio portanto, que enquanto não tivermos políticas voltadas para tão importante setor de rentabilidade sustentável, continuará uma região esquecida, portanto uma fonte de riqueza prescindida.
      Será que podemos nos dar ao luxo disso? 
       
    
       

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PASSEATA CONTRA VIOLÊNCIA


       Cerca de trezentas pessoas foram às ruas ontem (17), fazer um veemente apelo às autoridades, chamando a atenção contra a violência que vem aterrorizando a população. Os participantes portavam faixas e cartazes, além de um carro-som, onde várias pessoas se manifestavam, pedindo providências urgentes.
     Para se ter uma ideia, somente em dois meses, dois assassinatos e assaltos constantes vêm ocorrendo, além do último caso, que foi o desaparecimento de um profissional (moto-taxista), ainda desaparecido. Os manifestantes percorreram vários bairros da ccidade até por volta das 17 h deste domingo. 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A P A G Ã O


    Um curto-circuito em frente à Praça da Bandeira, junto ao sinal, no sentido da Pedro Constantino, provocado talvez por ventania e o temporal que desabou desde às 5h30 de hoje, deixou o Bairro do Centro sem energia elétrica desde às 12h30. Os fios da rede provocaram grande susto, de vez que, as faiscas e o estrondo fora assistidos por várias pessoas que estavam às proximidades.
   Somente por volta das 15h30, os platonistas da Rede Celpa, conseguiram contornar o problema.

CARNAVAL E CINZAS

A bateria do "Égua de Nós" em 1999

      Gente, quem teve a oportunidade de assistir ou participar do nosso Carnaval, até por volta de 2010, viu que o izabelense gosta mesmo da folia momesca.
      Começando pelos áureos tempos do Clube Thalia nas décadas de 60 e 80, com seus bailes munumentais à fantasia e os blocos dos Marujos e do Dezinho, que tanto animaram os salões do tradicional clube como as ruas da cidade, onde Nestor Ferreira e outros thalianos, não mediam esforços para trazer alegria ao nosso povo. O velho Thalia embora ainda esteja aí, hoje transformou-se em ambiente de recepção, paralizando com as festas tradiciaonais e outras atividades culturais, em desacordo com os seus estatutos. 
    Por volta dos anos 90, um grupo de amigos  fundou um bloco de "sujos" e deram o nome degua de Nós", à frente Osmar Dourado (Barrinda), Francisco Deuzumar (Mazinho), dentre outros, que anos após anos, mesmo com muitas dificuldades, mantiveram o grupo em atividade, chegando a ser classificado como escola de samba e disputou troféu na Capital. Dos principais organizadores, primeiro partiu Barrinda e posteriormente Mazinho, sendo perdas irreparáveis para a agremiação, que hoje luta para voltar as apresentações monumentais de outrora, porém outros fatores adversos não lhe permitem.
    Ao final do Carnaval ontem, o que se viu foi a relutância de uma ex-escola de samba, a "Égua de Nós", transformada em um pequeno bloco de entusiastas, ainda cantando saudosamente, os grandes sambas-enredo e junto a outros pequenos blocos, encerravam discretamente, na Praça Sta. Izabel, as suas participações em mais um desmotivado Carnaval  izabelense. 
    Parece que tudo virou "cinzas", mesmo antes da quarta-feira.  

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O GRAVE EQUÍVOCO DE MUITOS


      Há os que acreditam que a atual renda do município é suficiente para administá-lo com folga e ainda realizar as obras que gritam por soluções urgentes. O cidadão somente percebe o engano, quando chega à Prefeitura e depara com um mundo de problemas e um irrisório orçamento. A prova cabal está em inúmeras administrações, inclusive a que passou, quando o gestor saiu se queixando de pouco numerário e falta de apoio, de quem, ele  não disse.
    O município há muito padece de um mal quase crônico que é a falta de informação, no que diz respeito.renda e auto-suficiência. Claro que o problema se arrasta desde a sua fundação, onde a maioria dos gestores e legisladores, achavam que a construção de uma escola, a limpeza de ruas e o pagamento em dias do funcionalismo, era o supra-sumo, isto é, uma administração impecável. Ninguém percebeu que a população tenderia a crescer e crescendo, exigiria das gestões, mais urbanização, mais saneamento, mais água potável, mais energia elétrica, mais ruas, mais estradas vicinais, mais educação, mais segurança, enfim mais emprego.
     Dos anos 70 em diante, acredita-se que a população izabelense quase que triplicou e não se viu um vislumbre de um planejamento racional e exequível, que viesse de encontro a esse vertiginoso aumento demográfico. Desde a citada década que o município já se recentia de um plano de expansão que contemplasse uma maior rentabilidade, através do seu fortalecimento econômico, o que não fora observado, porém empurrado com a barriga.
    Não é de agora que a conta está aí para (quem quiser) pagar : um município com inúmeras carências, onde a mais grave é a falta de oportunidades para o cidadão sustentar sua família. E ainda teve contra si, o não interesse de estabelecer aqui empresas de porte como o Grupo Yamada e outros grandes emprendedores, como se o município fosse auto-suficiente e pudesse prescindir de renda, o que nunca existiu e jamais existirá em qualquer território do planeta, porque isto se constitui truste, e truste é ação criminosa, passando por inabilidade administrativa.
     Resta-nos acreditar no governo entrante, para não ficarmos naquela do: Se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come. 
     

domingo, 10 de fevereiro de 2013

COLEÇÃO EXÓTICA


       Ao completar 1 ano da morte do cantor Wando, descobriu-se um acervo no mínimo inusitado: trata-se de uma coleção com cerca de 10 mil calcinhas, todas oferecidas por fãs do artista, durante seus concorridos shows. Agora que virou "herança" da família, será rateada entre a viúva Rosemarie, a filha Gabrielle e o irmão Vanderley. Gabrielle que é formada em Moda, afirmou que Wando (o pai), não só recebia como ofertava às fãs tais peças femininas, com sua logomarca, as recebidas, eram lavadas a seco e guardadas especialmente e poderão fazer parte de um futuro museu que pretendem organizar.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

DITO E ESCRITO


   " O Brasil estava com vontade de sediar a Copa do Mundo e,para isso, em outras palavras, abriu as pernas. E o povo brasileiro, depois de 2014, vai pagar por isso."

    Frase atribuída a Romário (foto), Tetra Campeão Mundial e atual deputado federal, ao comentar os gastos superfaturados nas obras dos estádios.
     Revista Veja, 13 de fevereiro de 2013. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

C A R T U N L I N O

            Este cartum bolei há cerca de 12 anos atrás.
        Explicando: fora no primeiro mandato de Edilson Abreu, quando pegou o município sucateado e conseguiu resgatá-lo do caos, sendo que antes, esta terra andava feito caranguejo. 
        Pena que não conseguiu o mesmo desempenho em sua segunda gestão.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

B R I L H A N T E !


     Foi a conclusão que cheguei, ao ler a última página da nova obra da conterrânea profª Minervina Soares. Seu trabalho, rico em detalhes, nos faz sentir como os verdadeiros protagonistas que somos, tal nossa miscigenação racial, antes nossos antepassados embrenhados em nossas densas florestas, cortadas por ínvios caminhos e igarapés.

     Bom que todos conhecessem esta obra, lendo  e relendo, ela conta a nossa história, e um povo que não conhece a sua história, dificilmente ama ou honra, o chão que lhe serviu de berço.
     Parabéns Minervina. 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

OPORTUNISTAS DE PLANTÃO


    É notório, porém inconcebível, o ar de revanchismo naqueles que tinham como certo o continuismo no poder, do grupo de Marió e companhia, principalmente aqueles que fizeram parte dos oito anos, sob o comando do PMDB. Passado o gosto do mel, não se cansam de ovacionar os feitos do ex-gestor, querendo passar ao interlocutor a ilusória impressão de que fora a melhor gestão dos últimos anos. Claro está que não se pode calar a boca desse tipo de bajulador contumaz, principalmente porque, alguns infiltraram-se naquela gestão por puro oportunismo, sem que suas capacidades lhes respaldassem.Logicamente que a queda do partido ao qual estavam "ligados", correspondeu a um golpe abrupto, para tantos que sobreviviam à sombra do poder.E naturalmente hoje, a frustração lhes corroi o âmago a ponto de exigirem do novo governo municipal, que ainda não completou nem oito semanas, o que a gestão anterior não realizou em oito anos. Claro está que essa gente (em sua maioria), são indivíduos que levam a vida em busca de oportunidades e, a política então, é um prato cheio para esse tipo de "ator". Qualquer aceno de vantagem, lá estão trocando de camisa, digo de agremiação partidária e logo, logo passam a bajular o novo chefe.
    Se a lógica me explicasse, eu explicaria aos leitores.