segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

JOVEM AOS 79 ANOS

Na foto: Igreja Matriz e Praça do Expedicionário

     Pelos anos 50, vivenciei uma Sta. Izabel muito jovem, onde ainda se conheciam todas as pessoas, com uma população de aproximadamente 5 mil habitantes. O centro da cidade girava em torno do grande Mercado (hoje a Praça da Bandeira),uma espécie de "shopping" sim, porque ali se encontrava de tudo, sendo: o comércio dentro e no entorno, a feira-livre, açougues, restaurantes etc. Ali, no cotidiano, encontravam-se quase todos os vizinhos, moradores das pouco mais de dez ruas de chão batido. Sta. Izabel era então, um jovem município de seus 20 e poucos anos. Sta. Izabel dos inesquecíveis igarapés, sítios e casas de veraneio, dos trens,do Clube Thalia e suas monumentais peças de teatro e bailes memoráveis -o ponto de encontro da sociedade na época.Em frente, a sede do A.C. Izabelense, também tradicional e organizado; do primeiro cinema do Sr. Cordovil; das tradicionais famílias, onde hoje existem vários descendentes; da minha rua e amigos de infância, no jogo de peteca,futebol,fura-fura,pira-maromba, papagaio, enfim, de uma época dos meus sonhos. Dos filhos ilustres que bem a fizeram, de outros que nem tanto.
    Hoje, considero-me um privilegiado, como outros de minha época, por estar vendo completares 79 anos de existência. 
    É verdade que progredistes, porém não o que merecias, bem como teu povo. Tudo por conta da inabilidade e às vezes até maldade, de alguns que tiveram com o teu destino às mãos  -talvez soubestes perdoá-los, pois não sabiam o que faziam.
   Porém o que posso te oferecer hoje, é um abração de norte a sul e de leste a oeste, em nome desse teu maravilhoso povo, que te honra e te adora e em alto brado dizer:
      PARABÉNS MINHA QUERIDA TERRA, STA. IZABEL DO PARÁ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário