O ex-atleta aos 57 anos |
Adê,Orlandino,Pipio,Formiga e Roberto,célebre ataque do Iza em 65 |
Adê
Muitos conheceram Alderico Queiroz de Miranda, por sua longa caminhada na vida pública. Porém nem todos viram o jogador de futebol Adê, como era conhecido no meio esportivo.
Nascido em nossa cidade, em 01 de abril de 1939 , filho de José Queiroz de Miranda e Adélia Miranda, o ex-atacante do Izabelense e de nossa Seleção, hoje aos 73 anos, reside na Av. Benjamim Constant no Centro e vez por outra recorda com velhos companheiros das quatro linhas, histórias vividas, quase sempre na Barbearia do Bazinho, em frente onde mora.Muitos conheceram Alderico Queiroz de Miranda, por sua longa caminhada na vida pública. Porém nem todos viram o jogador de futebol Adê, como era conhecido no meio esportivo.
Ele sempre atuou no ataque e substituiu vários jogadores nesse setor. Adê tinha como características o faro de gol, garra e a impetuosidade. Em sua carreira conquistou vários campeonatos pelo Vermelhão da Estrada e o Torneio Luiz Lavareda Reis, quando o Izabelense tornou-se o promeiro clube a vencer esta competição, que reúne os Campeões de cada município. Sempre modesto, ele diz que considera todos os jogadores com quem atuou "uns verdadeiros craques", quando cita: Cacareco, o saudoso Osvaldino, Edmilson ( o Cemitério), Formiga, Chico, Pipio dentre outros. Também afirmou que: "O futebol izabelense precisa atualmente de patrocinadores e de pessoas que gostem do esporte". Ele cita também uma forte lembrança dos seus tempos no futebol: "Foi quando ganhamos a Seleção de Soure por 1x0 no campo deles e os eliminamos no Intermunicipal de 64".
Como bom observador, ele arrisca um conselho aos jovens atletas: " Jogar futebol com disciplina". Ainda adiantou que se fosse escolher uma Seleção de bons valores daquela época ele assim escalaria: Cacareco,Vicente, Jurandir, Edmilson e Chico; Osvaldino e Molambo; Abílio,Orlandino, Lola e Ele (próprio). Nosso entrevistado também citou suas preferências clubísticas: Izabelense, Clube do Remo, Vasco e Santos. Afirmou nunca ter tido decepção no esporte que abraçou, tanto que pendurou as chuteiras aos 40 anos de idade, ainda com todo o gás.
Nós que jogamos lado a lado com ele em várias temporadas, só podemos ratificar a sua dedicação à equipe, seu hábito de goleador e assinarmos em baixo, afirmando: Adê é mais um que merece fazer parte da Galeria dos Craques Izabelenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário