sábado, 10 de março de 2012

NOSSOS ÍDOLOS

O ex-atleta aos 57 anos
Adê,Orlandino,Pipio,Formiga e Roberto,célebre ataque do Iza em 65 
   Adê
    Muitos conheceram Alderico Queiroz de Miranda, por sua longa caminhada na vida pública. Porém nem todos viram o jogador de futebol Adê, como era conhecido no meio esportivo.
      Nascido em nossa cidade, em 01 de abril de 1939 , filho de José Queiroz de Miranda e Adélia Miranda, o ex-atacante do Izabelense e de nossa Seleção, hoje aos 73 anos, reside na Av. Benjamim Constant no Centro e vez por outra recorda com velhos companheiros das quatro linhas, histórias vividas, quase sempre na Barbearia do Bazinho, em frente onde mora.
     Ele sempre atuou no ataque e substituiu vários jogadores nesse setor. Adê tinha como características o faro de gol, garra e a impetuosidade. Em sua carreira conquistou vários campeonatos pelo Vermelhão da Estrada e o Torneio Luiz Lavareda Reis, quando o Izabelense tornou-se o promeiro clube a vencer esta competição, que reúne os Campeões de cada município. Sempre modesto, ele diz que considera todos os jogadores com quem atuou "uns verdadeiros craques", quando cita: Cacareco, o saudoso Osvaldino, Edmilson ( o Cemitério), Formiga, Chico, Pipio dentre outros. Também afirmou que: "O futebol izabelense precisa atualmente de patrocinadores e de pessoas que gostem do esporte". Ele cita também uma forte lembrança dos seus tempos no futebol: "Foi quando ganhamos a Seleção de Soure por 1x0 no campo deles e os eliminamos no Intermunicipal de 64".
     Como bom observador, ele arrisca um conselho aos jovens atletas: " Jogar futebol com disciplina". Ainda adiantou que se fosse escolher uma Seleção de bons valores daquela época ele assim escalaria: Cacareco,Vicente, Jurandir, Edmilson e Chico; Osvaldino e Molambo; Abílio,Orlandino, Lola e Ele (próprio). Nosso entrevistado também citou suas preferências clubísticas: Izabelense, Clube do Remo, Vasco e Santos. Afirmou nunca ter tido decepção no esporte que abraçou, tanto que pendurou as chuteiras aos 40 anos de idade, ainda com todo o gás.
    Nós que jogamos lado a lado com ele em várias temporadas, só podemos ratificar a sua dedicação à equipe, seu hábito de goleador e assinarmos em baixo, afirmando: Adê é mais um que merece fazer parte da Galeria dos Craques Izabelenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário