terça-feira, 20 de agosto de 2013

QUEM FOI O CRAQUE

Ceará, foto em 2008
   Quem vê aquele cidadão quase todos os dias, na rua, alto, de corpo esguio e os cabelos totalmente esbranquiçados, jamais imagina que ele fora um dos melhores meias-direitas do Izabelense nos anos 50, cujas características  eram o passe na medida e a armação de jogadas. 
    Trata-se do ex-atleta  Augusto Lourenço Barros, ou o Ceará como ficou conhecido dentro e fora do futebol.  Sendo cearense de Fortaleza, ele aos 18 anos já era juvenil do Ceará Sporting. Tendo chegado em nossa cidade nos anos 50, gostou e logo procurou se apresentar no Vermelhão da Estrada e depois de alguns treinos, galgou a titularidade. Ele formou por longos anos num ataque que se completava com Bira, Orivaldo, Walter e Zico. Ceará ainda lembra dos vários troféus que ajudou a ganhar pelo Izabelense e lamenta saber que foram todos extraviados, não se sabendo ao certo que fim levaram. Ele relembra de um que fora conquistado na cidade de Castanhal, quando participaram os donos da casa, o Izabelense e o Panther, sendo que este último disputava a Primeira Divisão Paraense. "Ficamos na final com este clube, e o Quirica (goleiro) pegou vários pênaltis", assegura com uma ponta de vaidade. Dizendo que o tempo do amadorismo era bem melhor, pois "se jogava com amor à camisa". Disse que seus filhos também jogaram futebol e se destacaram em equipes locais. 
      Augusto, ou Ceará, hoje na casa dos 80 anos, disse que poucas vezes voltou ao Abreuzão depois que parou de jogar, e como outro qualquer ex-jogador, relembra com saudade sua época de atleta. Ele atualmente mora com seus familiares no Bairro São Raimundo em nossa cidade e ainda gosta de assistir o futebol mas, pela telinha.
     Citou os melhores jogadores com quem atuou no Izabelense como: Caboclo Orlando,Jaú, Tarzan, Orivaldo e vários outros.
     Aí portanto, uma pequena história desse grande atleta que deu muitas alegrias à torcida Alvi-Rubra e ao nosso futebol  -sendo mais um craque da nossa Galeria de Grandes Nomes do nosso esporte, quando aproveitamos o ensejo para render-lhe  esta singela homenagem. 
      

2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo Lino, você presta um grande serviço a memória desportiva de nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Caro Diego:

    Como ingressei no futebol lá por volta de 1955,pois fazia parte de um clube infanto-juvenil denominado Leãozinho,quando todos nós sonhávamos um dia defender o glorioso A.C. Izabelense, o que aconteceu, pois na década seguinte, quase todos tornaram-se titulares do Alvirrubro da cidade.
    Tenho muitas anotações e fotos e pretendo lançar um livro sobre o Atlético, em 26 de abril próximo,quando a agremiação estará completando 90 anos de fundação.
    Obrigado
    Lino

    ResponderExcluir