sábado, 6 de abril de 2013

GRANDES ATLETAS IZABELENSES

 Formiga no glorioso A.C Izabelense (acima).Em baixo, na Seleção, ao lado de Jurandir e o goleiro Jorge. Haja saudade! 

       No início dos anos 60, um adolescente franzino e meio tímido, surgia em um clube infanto-juvenil da cidade, cuja agremiação chama-se Palmeirinha Esporte Clube, tendo à frente o desportista Suamy Silva, dentre outros. 
       Quanto ao jovem futebolista, já dava para notar o seu modo de tocar na bola com habilidade e precisão. Ali começava despontar para o cenário esportivo de nossa terra, um dos melhores atletas daquela época e que por sua versatilidade, atuava com desenvoltura em diferentes posições. Ficara conhecido por Antenor, porém seu nome verdadeiro é Antonio Ferreira da Silva, nascido e criado neste município, numa prole de dez irmãos -sendo que passou boa parte da infância na zona rural.  
     Após deixar o clube de origem e já próximo à fase adulta, fora convidado para ingressar no recém fundado Clube Recreativo Vasco da Gama,em 64, no tradicional bairro do Juazeiro, onde ganhou o epíteto de Formiga, talvez por lembrar o futebol de um antigo jogador do Santos F.C-SP . No Vasco disputou alguns campeonatos, quando os cruzmaltinos contavam com uma boa equipe, tendo jogadores do nível de Jorge (arqueiro), Milton Miranda, Xavier (ex-Remo), Manelão, Zé Biloto,Canhoteiro, Cláudio(que também atuou no Remo),Zequinha,Vavá e tantos outros. Depois chegava ao Vermelhão da Estrada, juntamente com o treinador Eurico Hungria, onde tornou-se titular absoluto e por vezes Campeão do Município, do Torneio Intermunicipal de Clubes, tendo sido convocado algumas vezes, pela então LAI, hoje a Liga Alética Municipal Izabelense, para disputar o Campeonato Intermunicipal.
     Ainda jovem foi aprovado na Tuna Luso Brasileira (da Capital) onde realizou vários jogos. Depois transferiu-se para Manaus-AM, onde atuou algumas temporadas pelo Fast Club local e onde presumivelmente encerrou a carreira como atleta de futebol.
     Aclimatando-se na Capital amazonense, Antonio (ou Formiga para os íntimos), ali constituiu família e abraçou fielmente a carreira evangélica.
     Da última vez que tive a satisfação de revê-lo na terrinha (cerca de 6 anos atrás) -fora numa situação triste, em que sua genitora encontava-se bastante enferma, vindo a falecer meses depois 
     Para realizar esta postagem, contactei com seus irmãos, que gentilmente me passaram algumas informações do amigo e para minha maior alegria, soube que hoje ele é Bispo na Igreja que prega a palavra de Cristo, e que reside
em Bragança Paulista-SP.
     Aproveito portanto, para dar minhas felicitações ao velho companheiro de esporte, em nome de todos os outros colegas, rogando ao Criador, muita saúde felicidades, extensivas aos seus familiares.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário