segunda-feira, 9 de abril de 2012

CARTUNLINO (AONDE TEM FUMAÇA....)

   

    Talvez ninguém tenha prestado atenção, mas desde o mês que passou, estamos "desvicerados".Explica-se: é que o vice-prefeito rompeu com o prefeito e deu no que deu (ou não deu em nada?).
     Pior é que parece (parece!) que o Palácio Noé, perdeu dois grandes apoiadores na Câmara. Ele (o Palácio) parece estar muito "preocupado".
    A qualquer sinal de sinistro, é bom chamar as autoridades competentes.

sábado, 7 de abril de 2012

ULTRAJE


    Confesso que fiquei estarrecido, com o que li em postagens dos companheiros Bruno Marques, Luiz Santtos e Diego Sousa, conceituados blogueiros da cidade. As notícias dão conta de que ao vice-prefeito conhecido por Keko (PT), não lhe foi dada à condição sequer de possuir uma sala na prefeitura, para despachar.  

       Não se sabe porém a razão de tamanho descaso, porém o que mais surpreende é a submissão do partido em aceitar por tanto tempo, a insólita situação. Agora depois de tanta imprevidência, é que o Partido dos Trabalhadores rompeu com o governo municipal e resolveu sair com o seu próprio candidato ao Noé de Carvalho, que é justamente o atual vice-prefeito.

     Antes de tudo, o PT é situação no país, e não deveria aceitar complacentemente este verdadeiro ultraje, que só prejudicou e enfraqueceu (ainda mais) a tal candidatura.

    Parece-nos que ainda está valendo a máxima: -Chupam-se as laranjas e jogam-se as cascas.

DITO E ESCRITO:

  
   " Não sei se terei a cara de pau de pedir votos novamente." 
     Frase atribuída ao deputado federal (PPS-RJ) e ator, Stepan Nercessian, que recebeu 175 mil reais do contraventor Carlinhos Cachoeira, e que já pensa em renunciar o mandato.
        Fonte: revista Veja, edição 2264.  

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PASSOS MAIS SIGNIFICATIVOS

       Um sistema político ainda na contramão da realidade e refém do assistencialismo de outrora, ainda não se deu conta de que tem se constituído no principal obstáculo ao desenvolvimento do município  -como se fosse um intransponível paredão a impedir que se dê passos significativos rumo ao prgresso. A referida prática, que fora utilizada por quase todos esses anos, teve como pano de fundo, a manutensão do poder por alguns grupos  -que conseguiam entorpercer a mente do cidadão  e com isto, escamoteava-se a incapacidade de bem gerir a coisa pública. Se tivermos alguma dúvida a esse respeito, basta que se verifique as inúmeras necessidades por que ainda passa o município, inclusive com uma economia inexpressiva ,diante dos nossos fronteiriços vizinhos.
     Agora ao chegarmos a quase oito décadas, parece não termos a devida consciência de que temos que sentar à mesa e repensar um projeto ousado e viabilizador para o ,nosso futuro, -mormente olhando-se o estágio globalizado em que gira a política moderna e progressista, que naturalmente relega, deixando para trás aqueles que não acompanham sua dinâmica.
    É óbvio, que um novo e interessante passo que se pretenda dar,  estaria implícita a melhoria da qualidade representativa, como um todo, sendo esta uma condição "sine qua non", onde se definisse inclusive, a verdadeira força e função dos poderes constituídos. Onde as ideias não fossem obscuras ou inexistentes. Onde a consciência e o conhecimento das atribuições fossem evidentes.Onde não se utilizasse  cargos apenas como um meio, em detrimento do fim, ou do bem comum.
    Faz-se imperativo compreender, que há uma necessidade extrema em mudarmos os rumos e somente nós poderemos realizá-lo. Basta mensurarmos ou compararmos tudo que já se viu em matéria de organização e avanços políticos, para se ter a nítida convicção da necessidade de optarmos por outro caminho  - que poderá nos apontar passos mais significativos para o nosso município.
   Nossa consciência, sem dúvidas, nos levará a isto.
 

FEIRA DO PESCADO

A Feira hoje ...
poucos peixes ...
...e a longa fila de espera.
   

     A Prefeitura Municipal instalou como em todos os anos, a Feira do Peixe Vivo, na Praça da Bandeira, nos dias 4,5 e 6 (hoje). Desde o primeiro dia (quarta-feira), era grande o número de pessoas que para ali se dirigiam afim de adquirir belos espécimes de tambaquis e tilápias. Na quinta, o abastecimento era normal, porém hoje a oferta reduziu, ao que alguns consumidores reclamaram. Às 9h 30 já não havia mais peixe e por volta das 11h chegava uma outra pequena remessa (talvez a última) e não atentendeu a todos que aguardavam na fila.
      Verificou-se também alguns reclames no tocante preço, pois segundo vários consumidores, este produto sofreu um aumento de 100%, em relação ao ano passado (quando foi oferecido a R$ 4,00 o quilo), -sem obterem explicação, sobre o grande acréscimo.
     Ano quem vem ,com a nova administração , é possível que se faça uma melhor previsão, tentando  satisfazer a todos. 
    O que não é facil, sabemos. 

CONSULTANDO O PB


    

CRISTO

 Ontem, Hoje  e  Sempre !

quinta-feira, 5 de abril de 2012

DISSEOLINO




       Continuando minha inglória mas prazerosa busca do significado de palavras estranhas, deparei-me com o termo XIRIDÁCEA. Confesso estupefato com ele, (o termo). Lancei mão do PB e lá está: Xiridácea. espécie das xiridáceas ; família de plantas monocotiledôneas.
   -Explicado ?

                                   

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O NOVO E O (VELHO ) VISUAL

Velho visual, na comfluência da Tv.João Pessoa
O novo visual após a podagem

         

      A turma da Av. Pedro Constantino certamente gostou da podagem das árvores, cujas copas já prejudicavam a iluminação pública e a Prefeitura mandou decotá-las, melhorando o seu visual, pela manhã.
   Porém à noite, os mesmos moradores vêm solicitando (e torcendo), para a "dona" Celpa ou quem de direito, substitua um poste que foi danificado por um caminhão (que transporta adubo) e já faz cerca de 5 meses que o velho aspecto e a perigosa escuridão relutam ao bom senso, ou aos costumes, na confluência da Trav. João Pessoa, com a citada avenida.
    -Vamos dar um jeitinho, gente !

     

O NOVO E O (VELHO ) VISUAL

O bom visual após a poda

        A turma da Av. Pedro Constantino certamente gostou da podagem das árvores, cujas copas já prejudicavam a iluminação pública e a Prefeitura mandou decotá-las, melhorando o seu visual, de manhã.
   Porém à noite, os mesmos moradores vêm solicitando (e torcendo), para a dona Celpa ou quem de direito, substitua um poste que foi danificado por um caminhão (que transporta adubo) e já faz cerca de 5 meses que o velho e aspecto e a perigosa escuridão reluta ao bom senso, na confluência da Trav. João Pessoa, com a citada avenida.
    -Vamos dar um jeitinho gente !

      

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CARTUNLINO (GOL CONTRA ?)

       Certos (ou pretensos) políticos, às vezes, podem ser comparados a certos jogadores de futebol: passam a "jogar" na "agremiação" que lhe paga mais.

domingo, 1 de abril de 2012

CARTUNLINO (DEU NA MACROIMPRENSA)

DEVERES E DIREITOS

O canteiro central ocupado e entulhos na calçada
O perigoso cruzamento da Av. José Malcher com a Rua Antonio Pontes
Um bueiro na Pedro Constantino com a João Coelho,iminente perigo

   Como qualquer cidadão, acho que a medida tomada em fiscalizar o nosso trânsito é válida, nos seguintes aspectos: evitar a circulação de veículos irregulares  (documental ou funcionalmente) ; condutores inabilitados; menores dirigindo;motoxistas e usuários sem capacete etc...etc.

     Não obstante, tem o outro lado da moeda. A cidade deveria estar preparada também, para estas exigências, como por exemplo: ruas (principalmente os cruzamentos devidamente sinalizados), tanto na vertical como na horizontal; agentes suficientes para coibir abuso de velocidade e filas duplas; fazer cumprir o Código de Postura, onde as calçadas e canteiros centrais (que são a segurança dos pedestres) sejam desobstruídas (de entulhos de obras, vendas na rua), cadeiras de bar, obras sem o devido tapume protetor; reparação de bueiros abertos e que levam perigo a condutores e até pessoas;obras públicas que não redundem posteriormente em alagamentos; revitalizar a passarela em frente a cidade e construir outras,etc. tudo naturalmente visando a segurança do cidadão.

    Por inúmeras dessas falhas, foi que aconteceram (e tem acontecido) muitos acidentes e como se viu fatais e ninguém (aparentemente), cobrou ou culpabilizou ninguém.

   Sabe-se que nossas colocações podem soar como divergentes ou antagônicas, porém na nossa concepção, o pior, é concordar com o trágico resultado disso tudo.

   Num estado que se pretende Democrático,é obvio que o povo tem deveres, mas também tem seus direitos.Ou não?